Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Cibercultura: a era da educação virtual
Data:27/10/2017 - Hora:10h07

Cibercultura é a cultura da leitura e da escrita. Ela é ampla, pois a cultura massiva da era pré digital era uma cultura apenas da leitura. Ou seja, apenas recebíamos a informação por meio dos aparelhos de TV, a leitura do jornal, ouvindo o rádio ou até mesmo ouvindo o professor. Essa era a nossa principal fonte de informação. Com a cibercultura estamos vivendo um momento de ampliação de leitura onde podemos buscar a informação em vários lugares diferentes, em várias línguas e formatos de forma imediato e além de receber a informação nos podemos criar conteúdo.

Existem três princípios para que ela aconteça: O primeiro é a liberação da emissão, que é essa possibilidade de escrever e criar conteúdo, pois antes só se podia ler. Atualmente não é preciso mais pedir autorização para ninguém para produzir conteúdo e as pessoas que consome o conteúdo são livres para escolher se querem acessar esse conteúdo ou não. Segundo princípio é que essa emissão de conteúdo só faz sentido se for generalizada e aberta isso que dizer em rede de forma coletiva.

Esses dois princípios juntos nos dão o poder de falar livremente, que não era possível antes pois só liamos, e de se juntar e agregar aqueles que pensam como nós isso cria uma potência política, social e econômica enorme. Isso é o terceiro princípio a reconfiguração. Que não tem nada a ver com destruição ou eliminação.

Mas de como conviver com os novos modelos paralelos que estão surgindo e criando um ambiente virtual mais rico que pode ser mediado e controlado ou aberto onde posso buscar informações de formas diferentes. Não devemos pensar essa nova educação virtual sendo reféns de equipamentos eletrônicos, pois a cada dia que passa eles evoluem e aparece sempre uma nova versão de computador, celular, tablet e etc. Mas, pensar em uma nova forma de educação que permita ao jovens ler, problematizar e depois atualizar as coisas as quais estão tendo acesso. Pois, se eles não forem capazes de problematizar e atualizar essas informações não tem aparelho que resolva o problema. É por intermédio da Internet que cada vez mais pessoas se organizam visando à cooperação intelectual. Isso começou com a comunidade científica e se espalhou do mundo dos negócios até o ambiente político, pois a cada dia fica mais evidente que a cooperação intelectual é algo importante para o desenvolvimento cultural e social.

Essa é uma nova situação criada pelo desenvolvimento do ciberespaço que vai permitir a compreensão da inteligência coletiva humana, sobre aquilo que é cooperação intelectual, sobre aquilo que é construir juntos idéias e selecioná-las para o melhor bem de todos. ***___Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com




fonte: Luiz Vicente Dorileo da Silva



anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Curtindo as belezas da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra as amigas Marinalva Denipotte Manfrin e Fabíola Campos Lucas. Uma ótima estada no País vizinho. Votos de breve recuperação a amiga Suzy Kristina dos Santos, que sofreu uma torção no tornozelo e está de repouso impossibilitada de andar. Estamos na torcida pela seu reestabelecimento. Grande abraço. Nosso Destaque VIP para a competente equipe do Kaskata Flutuante que serve a melhor comida da cidade. Forte abraço a família Natal que está a frente de bem servir os cacerenses e visitantes. Pra hoje fica a dica de saborear aquele delicioso peixe a La Kaskata.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados