Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cibercultura: a era da educação virtual
Data:27/10/2017 - Hora:10h07

Cibercultura é a cultura da leitura e da escrita. Ela é ampla, pois a cultura massiva da era pré digital era uma cultura apenas da leitura. Ou seja, apenas recebíamos a informação por meio dos aparelhos de TV, a leitura do jornal, ouvindo o rádio ou até mesmo ouvindo o professor. Essa era a nossa principal fonte de informação. Com a cibercultura estamos vivendo um momento de ampliação de leitura onde podemos buscar a informação em vários lugares diferentes, em várias línguas e formatos de forma imediato e além de receber a informação nos podemos criar conteúdo.

Existem três princípios para que ela aconteça: O primeiro é a liberação da emissão, que é essa possibilidade de escrever e criar conteúdo, pois antes só se podia ler. Atualmente não é preciso mais pedir autorização para ninguém para produzir conteúdo e as pessoas que consome o conteúdo são livres para escolher se querem acessar esse conteúdo ou não. Segundo princípio é que essa emissão de conteúdo só faz sentido se for generalizada e aberta isso que dizer em rede de forma coletiva.

Esses dois princípios juntos nos dão o poder de falar livremente, que não era possível antes pois só liamos, e de se juntar e agregar aqueles que pensam como nós isso cria uma potência política, social e econômica enorme. Isso é o terceiro princípio a reconfiguração. Que não tem nada a ver com destruição ou eliminação.

Mas de como conviver com os novos modelos paralelos que estão surgindo e criando um ambiente virtual mais rico que pode ser mediado e controlado ou aberto onde posso buscar informações de formas diferentes. Não devemos pensar essa nova educação virtual sendo reféns de equipamentos eletrônicos, pois a cada dia que passa eles evoluem e aparece sempre uma nova versão de computador, celular, tablet e etc. Mas, pensar em uma nova forma de educação que permita ao jovens ler, problematizar e depois atualizar as coisas as quais estão tendo acesso. Pois, se eles não forem capazes de problematizar e atualizar essas informações não tem aparelho que resolva o problema. É por intermédio da Internet que cada vez mais pessoas se organizam visando à cooperação intelectual. Isso começou com a comunidade científica e se espalhou do mundo dos negócios até o ambiente político, pois a cada dia fica mais evidente que a cooperação intelectual é algo importante para o desenvolvimento cultural e social.

Essa é uma nova situação criada pelo desenvolvimento do ciberespaço que vai permitir a compreensão da inteligência coletiva humana, sobre aquilo que é cooperação intelectual, sobre aquilo que é construir juntos idéias e selecioná-las para o melhor bem de todos. ***___Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com




fonte: Luiz Vicente Dorileo da Silva



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados