Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 18 de Novembro de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Instituições se articulam para criar mecanismo estadual de prevenção e combate à tortura
Data:19/10/2017 - Hora:09h00
Instituições se articulam para criar mecanismo estadual de prevenção e combate à tortura
Divulgação

Cópias do relatório apresentado nesta quarta-feira (18), durante o Encontro Estadual de Prevenção e Combate a Tortura do Estado de Mato Grosso, serão encaminhadas aos promotores de Justiça que atuam nas áreas da cidadania, infância e juventude, criminal e execução penal para análise e adoção das providências cabíveis. No documento, além de apresentar recomendações em nível estadual, foram apontados problemas específicos relacionados ao Centro de Atendimento Socioeducativo CASE de Sinop, Cadeia Pública de Nova Mutum, Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho e Comunidade Terapêutica Valor da Vida.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, pastor Teobaldo Witter, entre os problemas detectados estão maus tratos a detentos, agressões verbais e, em alguns casos até mesmo violência física. “As visitas foram feitas em presídios e em centros de recuperação. Verificamos que muitas situações precisam ser modificadas, mas para isso necessitamos do envolvimento de todas as instituições do Estado”, ressaltou.

Segundo ele, o encontro realizado nesta quarta-feira, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, buscou promover a articulação dos órgãos e entidades que trabalham com esta temática para criação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate a Tortura. Participaram das discussões, representantes do Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Defensoria Pública, Ministério Público Federal, Secretaria de Segurança Pública, Fórum Estadual dos Direitos Humanos, entre outras entidades.

O Procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, enfatizou que a proposta é trazer para o Estado de Mato Grosso as melhores soluções possíveis em relação à temática. “Quando avaliamos o grau de civilização de qualquer sociedade, um dos pontos que devemos analisar é justamente o respeito aos direitos humanos e da prevenção e combate à tortura. Queremos trazer para o nosso Estado as melhores soluções possíveis dentro deste contexto”.

MESA DE HONRA: Compuseram a mesa de honra do Encontro Estadual, as seguintes autoridades: O procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, pastor Teobaldo Witter; o deputado estadual Dr Leonardo; o defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo; o procurador da República, Vinícius Alexandre Fortes de Barros; o perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Lúcio Costa; o secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretária de Segurança Pública, coronel Jonildo José de Assis; o representante do secretário adjunto de Direitos Humanos, Miguel Gonçalo Magalhães; o representante do Conselho Regional de Serviço Social, Silbene Santana de Oliveira; o representante do Fórum Estadual de Direitos Humanos, Inácio Werner.




fonte: Assessoria



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
 Trabalhando na nova coleção para exposição 2018 na Austrália, o artista plástico Sebastião Mendes. A exposição acontecerá em Sidney com a curadoria da marchand Sandra Setti. Talento sabemos que tem de sobra, só nos resta desejar muito mais sucessos.    O click de hoje vai para a gatinha Eloah Valentina, que encanta com seu jeitinho sapeca de ser. Beijinhos!!! Em festa ontem Joaquim Sodré marcou mais um golaço no placar da vida e recebeu o carinho especial dos amigos e familiares. Que Deus lhe conceda um ano de realizações e muita saúde.  Parabéns pra você!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados