Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Prazer à La Carte
Data:19/10/2017 - Hora:08h40

Em matéria de voluptuosidade o Brasil, a Inglaterra, a França e os Estados Unidos mantém impressas as marcas profundas do modelo repressivo comum aos países das Américas latina e central, recentemente abandonado pela Europa. A história do orgasmo é, basicamente, a do corpo coberto, a dos desejos proibidos, a da carne prisioneira de tabus e moralidades de um passado, tantas vezes petrificado em imagens gastas. Houve uma evolução na alocação de mecanismos de controles das paixões psíquicas e dos desejos íntimos dos indivíduos, para colocá-los a serviço do grupo e da coletividade, graças à sublimação. O lema permanece ainda: não gozo, mas trabalho e consumo. Neste século, grupos desenvolvem estratégias para impor uma ética sexual baseada na recusa do prazer que se estende a todas as camadas da sociedade.

A urbanização crescente permitiu controlar mais de perto as trocas sexuais, antes disseminadas nas zonas rurais. Certas fobias em relação à masturbação se multiplicaram. Durante séculos, viveu-se numa dialética fecunda entre vício e virtude, atualmente perdida porque estamos submetidos à tirania do orgasmo. Embora, nos dias de hoje, a Igreja seja menos obedecida, nem por isso as coisas são mais simples. O livre-arbítrio continua limitado, agora, não mais por questões religiosas, mas por pressões sociais e culturais. “Radicalmente diferentes do passado – porque permissivas e já não repressivas -, tais pressões não deixam de orientar cada passo dos cidadãos, na busca do prazer à la carte numa época que consomem tudo, inclusive a si próprios”, destaca Mary del Priore, em favor de uma sexualidade plástica, estética, solúvel, vazia e plural.

Por outro lado, Michael Foucault, nos três volumes da História da Sexualidade, traz uma análise do pensamento humano e sua evolução, nos chamando atenção sobre o quanto somos influenciados pelos saberes da área jurídica, médica, econômica e pedagógica. Ele argumenta que tais saberes usam o discurso como estratégia. São ótimos livros para desconstruir alguns padrões de pensamento que trazemos internalizados sobre o sexo. Foucault nos faz refletir, o quanto ainda hoje, nos referimos ao sexo de maneira pudica da mesma forma que era nos séculos XVIII e XIV. Esse livro é uma reconstrução da idéia de que sexo deve ser mantido, de alguma forma, como algo nojento, sujo e causador de doenças. Talvez, para alguns, a leitura não seja muito fácil, pois Foucault tem essa característica que marca todas suas obras: a escrita técnica, com raciocínio construtivo, onde ele nos dá uma aula de história, nos remetendo ao momento ruim do obscurantismo medieval, que o sexo deixou de ser desejo e passou a ser patologia. Por isso, não é apenas uma tese, de que o sexo foi oprimido, retido, punido, mas também uma arqueologia da ciência e da história relacionando o sexo e o poder.***___Rubens Shirassu Júnior, escritor, poeta e pedagogo de Presidente Prudente, São Paulo. Autor, entre outros, de Religar às Origens (ensaios e artigos, 2011) e Sombras da Teia (contos, 2016).




fonte: Rubens Shirassu Júnior



anuncie rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados