Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Liderança Sustentável: Um diferencial para as empresas
Data:18/10/2017 - Hora:08h15

Sustentabilidade é um termo muito empregado para falar de cuidado com o meio ambiente e com o mundo. Mas a palavra pode ser usada em toda e qualquer área que se interesse por atitudes conscientes. Não é por acaso que ele foi parar nas empresas e consultorias de recursos humanos, culminando em termos como liderança sustentável. Aliás, você sabe o que é isso? Os resultados de uma instituição não estão mais focados apenas nos indicadores financeiros. Buscar a evolução da organização, das pessoas e da sociedade são as principais características da liderança sustentável. O conceito segue o princípio da distribuição de poder e também prioriza o cuidado com o meio ambiente, para que as atividades desenvolvidas não ameacem o bem-estar das futuras gerações.

O líder sustentável precisa criar um ambiente favorável para que esse desenvolvimento aconteça. Uma das atitudes é saber reconhecer os pontos fortes e fracos da empresa e contar com o apoio de colaboradores qualificados para a gestão de cada área. Dentre os desafios estão a apresentação de produtos inovadores, praticar ações que aperfeiçoem a vida das comunidades e buscar o envolvimento das pessoas – ações que unem o tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico). A liderança sustentável implica também em agregar benefícios que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores como um bom ambiente de trabalho, a participação nos lucros, bancos de idéias com premiações e uma causa social.

Ricardo Voltolini, autor de 5 livros sobre o tema, define líderes sustentáveis como “indivíduos que ‘lideram com valores’. ” Para ele essas pessoas têm grande capacidade de autoconhecimento e sabem a medida exata entre racionalidade e emotividade. Têm boas percepções sobre si, seus liderados e a empresa, e tomam decisões orientadas pela intuição e por convicções e princípios bem arraigados. Estão acima dos líderes convencionais justamente por terem essas capacidades mais elevadas.

Na organização, é preciso implementar o processo de mudança instituindo visão e missão relacionados à sustentabilidade; mensurar os desempenhos com base em metas específicas – como tratamento de efluentes, mitigação da poluição e dos gases do efeito estufa, gestão da água e luz; alinhar estratégias e metas com todas as unidades operacionais; envolver fornecedores na estratégia verde; comunicar os resultados e a evolução por meio de relatório de sustentabilidade e canais de comunicação da corporação; educar os stakeholders (partes interessadas), dentre outras atribuições.

A responsabilidade social e a sustentabilidade devem permear as decisões do novo líder empresarial. Em tempos de consumo excessivo e escassez de recursos naturais, o grande desafio mundial é aliar desenvolvimento com a preservação da biodiversidade e do meio ambiente. Em uma corporação, esse gênero de liderança proporciona resultados como um maior aproveitamento das matérias-primas e do tempo de cada colaborador, o que gera mais lucros com menor impacto ambiental. Preparado para incentivar os seus liderados sustentáveis? Então, Avante! ***___Diego Vaz Almeida: Gerente da Agência SEBRAE em Cáceres




fonte: Diego Vaz Almeida



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Curtindo as belezas da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra as amigas Marinalva Denipotte Manfrin e Fabíola Campos Lucas. Uma ótima estada no País vizinho. Votos de breve recuperação a amiga Suzy Kristina dos Santos, que sofreu uma torção no tornozelo e está de repouso impossibilitada de andar. Estamos na torcida pela seu reestabelecimento. Grande abraço. Nosso Destaque VIP para a competente equipe do Kaskata Flutuante que serve a melhor comida da cidade. Forte abraço a família Natal que está a frente de bem servir os cacerenses e visitantes. Pra hoje fica a dica de saborear aquele delicioso peixe a La Kaskata.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados