Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Carne sustentável do Pantanal ganha protocolo de certificação
Data:11/10/2017 - Hora:08h06
Carne sustentável do Pantanal ganha protocolo de certificação
IZS-Abruzzo

A Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO), com apoio do WWF-Brasil, deu mais um passo para conservar o Pantanal e entregar aos consumidores uma carne bovina sem resíduos químicos, e obtida com responsabilidade social e ambiental. O "Protocolo de Carne Sustentável", lançado atualmente, inova ao ser o primeiro do país a inserir a conservação ambiental numa certificação de raças bovinas.

 Pecuaristas que decidirem aderir, deverão adotar boas práticas produtivas, como por exemplo: ajuste de lotação de pastagens para evitar a compactação, perda de nutrientes e desequilíbrio do solo; não utilização de produtos químicos no solo, realização de curvas de níveis em propriedades da região do planalto que realizarem a terminação dos animais; utilização de pastagens nativas do Pantanal; proteção dos recursos hídricos e recuperação de áreas degradadas.

"Esse protocolo valoriza o homem pantaneiro, sua cultura e os processos produtivos que há mais de 200 anos preservam o bioma. Somente são admitidos animais comprovadamente nascidos no Pantanal e alimentados com pastagens naturais. Caso o produtor opte por fornecer grãos ao rebanho, eles precisam ser certificados e não- transgênicos", diz Leonardo Leite de Barros, presidente da ABPO.

 O bem-estar animal é uma preocupação em todas as fases do processo produtivo, além disso, está garantida a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva (desde nutricionais, manejo, transporte, abate e processamento) e a padronização dos processos. "O consumidor que escolhe esse produto, opta por uma carne saudável, mas também está ajudando a conservar o Pantanal e sua tradição cultural, por meio de uma escolha responsável", conclui Barros.

O "Protocolo da carne sustentável" está depositado na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é fiscalizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e auditado pelo Instituto Biodinâmico (IBD).

 

 




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Completou 8 aninhos de vida a gatinha Maria Eduarda Cunha Garcia que festejou a data envolto as manifestações de carinho dos familiares e amiguinhos. Que Papai do Céu derrame muitas bênçãos nesse novo ano de vida. Felicidades Mil!!! No rol dos aniversariantes de hoje a querida Bodoia Pires apaga velinha e recebe os carinho especial do esposo, das filhas e netos. Que seu dia seja repleto de alegrias e que a felicidade permaneça sempre do seu lado. Feliz Aniversário! Parece que o cupido acertou em cheio o coração de Ariane Silva e Julio Cesar Donizetti Rodrigues, que estão vivendo os mais belos momentos proporcionados pelo amor. Que Deus abençoe esse amor. Torcemos por vocês.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados