Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Os Retirantes
Data:22/09/2017 - Hora:09h51

Moradores de um pequeno vilarejo; denominado Riacho Grande, distrito da cidade de Mirandópolis viviam Sô Antônio e Dina Beralina, juntamente com seus dois filhos: José Maria e Maria José. Vida dura da roça levantava 5 horas e após um tira jejum de arroz, feijão e farinha, ou seja, um revirado, do que sobrou na noite anterior, partiam o campo em um pedaço de terra que haviam arrendado de um fazendeiro da região. Vida dura no cabo da enxada, sol escaldante, era o que lhe rendia para a sobrevivência. Cultivavam de tudo um pouco. Era Sô Antônio e os filhos enquanto dona Sá Beralina, ficava na linda casa, pois levantava ainda de madrugada para preparada a comida que era levada nos caldeirões para a roça. Enxadas nas costas e os caldeirões nos cabos das enxadas.

O relógio de Sô Antônio era o sol, por sua altura no céu. O almoço era quando o sol estava no meio do céu. José Maria era quem esquentava a bóia, arranjava umas pedras onde fazia um fogãozinho e ali acendia um fogo, onde esquentava a comida. Após cada um sentar em canto para comer, pois sabiam após a comida o dia era mais longo, ou seja, até o sol se esconder, onde voltavam para casa. Á noite, Sô Antônio e dona Sá Beralina conversavam sobre os filhos, pois precisavam estudar e ali não havia recursos, o que faziam era só para o sustento. Depois de muito pensar, resolveram ir para a cidade. Alugaram um barraco e providenciou a mudança, que foi feito num velho carro de boi, cedido pelo fazendeiro.

Após tudo ajeitado, matricularam os filhos numa escola estadual, onde fizeram o ensino básico, eles foram muito aplicados, pois sabiam o esforço dos pai, ela trabalhando como faxineira e ele de servente de pedreiro, pois mal escreviam o nome. A partir daí partiram os meninos para o vestibular, Maria José prestou para professora e foi feliz, José Maria optou por direito e também foi bem sucedido. Humildes e tímidos adentraram na faculdade para o primeiro dia de aula, o que não foi surpresa, alunos veteranos foram recepciona-los para o batismo, a fim de que fossem aceitos por eles, ou seja, os famosos trotes, tiveram que ingerir bebidas alcoólicas, tomar ovo cru, óleo na cabeça com farinha de trigo, óleo queimado e até fumar alguns baseados. Posteriormente foram jogados na piscina muito atordoados.

Que decepção começaram a sentir, pois estavam tão satisfeitos, incrédulos começaram a pensar, querer crescer e evoluir é passar por tudo isso, mais mesmo assim não desanimaram, lembravam-se do sofrimento de seus pais e o trabalho na roça e a vida dura que tiveram.  O tempo passou como tudo na vida e os meninos formaram naquilo a que se propuseram. Ela professora e ele advogado as coisas boas da vida. Realizando seus ideais e dando vida digna a seus pais. Hoje, ao sentarem-se a mesa para a refeição, agradecem a Deus os dias duros que tiveram o que lhes serviu de estimulo para uma vida melhor. Dando a seus pais uma velhice tranqüila e feliz. Formalizo e ouso dizer-lhes acredite e vencerás. Deus dá o frio, conforme o cobertor.

***___Írio/Tribuna de Minas.

 




fonte: Írio/Tribuna de Minas



anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Celebrou em grande estilo a maioridade a linda Gabi Fornanciari que na oportunidade recebeu os familiares e amigos. Que esse novo ano venha recheado de conquistas, saúde e muitas felicidades são os votos da família do JCC.  Com  atraso mas em tempo de desejar felicidades ao professor Elvis Sacramento, que na oportunidade recebeu o carinho dos alunos do Q.I Centro Educacional, dos amigos e familiares. Que essa data se repita por muitos anos são os nossos mais sinceros votos. Feliz Niver! Na city curtindo merecidas férias Erni Pinheiro Saravy, que aproveita os dias de folga para rever familiares e amigos, além é claro de apreciar as belezas da Princesinha.  Desejamos ótima estada e bom descanso.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados