Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Dívida Pública e Corrupção
Data:12/09/2017 - Hora:09h38

Existem inúmeros problemas e desafios que estão inviabilização o Brasil, condenando nosso pais e a população a dias terríveis, como aconteceu na Grécia, na Argentina, na Itália e esta acontecendo na Venezuela, na Coréia do Sul e tantos outros países. Dentre esses problemas podemos destacar dois que podem ser considerados como base da matriz das desgracas brasileiras: primeiro a CORRUPÇÃO, que destrói as  instituições, a credibilidade das autoridades e roubam literalmente e explicitamente como tem sido demonstrados  por vídeos onde autoridades recebem pacotes de dinheiro vivo, como aconteceu em Mato Grosso e também revelados na delação da JBS e anteriormente com gente importante escondendo dinheiro sujo na cueca, malas pretas etc.,  recursos já escassos para atender as necessidades e aspirações do povo e para políticas públicas.

O segundo problema que estrangula as finanças públicas e a gestão orçamentária é o crescimento vertiginoso da DIVIDA PUBLICA, que consome praticamente metade do Orçamento Geral da UNIAO. O Brasil está como refém nas mãos de agiotas nacionais e internacionais, que  é o Sistema financeiro.

Só o pagamento de juros consome mais recursos orçamentários do que os gastos com pessoal  e a rolagem/refinanciamento da Divida Pública consome praticamente o dobro do que o Governo Federal gasta com a Previdência Publica e o INSS. Portanto, os verdadeiros problemas não são os que o Governo Temer e também de sua parceira Dilma sempre falavam e falam.  Existe muitas meias verdades ou mentiras nos discursos tanto do Presidente da República  quanto do Ministro da Fazenda e de toda a cúpula governamental e dos parlamentares, políticos e partidos que apóiam o Governo Temer, como apoiaram os governos anteriores, visando escamotear a verdadeira natureza dos  reais problemas nacionais.

A grande “sacanagem” desta manipulação é  como o Governo, aliado dos grandes grupos empresariais e dos banqueiros nacionais e internacionais, constroem um modelo em que a conta  do mesmo é paga pelos trabalhadores e contribuintes, os quais tem serviços públicos cada vez de pior qualidade e congelados pelos próximos 20 anos, enquanto nada foi dito e nem feito para  reduzir os custos monstruosos desta dívida. O Brasil e a população estão como prisioneiros nas mãos de verdadeiros agiotas financeiros, contando com o beneplácito e omissão de nossos governantes.

A pergunta que a população faz é a seguinte: porque os gastos com a DÍVIDA PÚBLICA tanto da União, quanto de estados e municípios não foram congelados,  da mesma forma que o Governo Temer, Governos Estaduais e Prefeitos estão congelando os salários e cortando direitos dos trabalhadores em geral e dos servidores públicos em particular?

Outra pergunta, se em todos os setores da administração federal, estaduais e municipais a corrupção corre solta, será que exatamente no setor que mais recursos públicos, mais de um trilhão de reais a cada ano, que é a DVIDA PÚBLICA seria o único setor imune a corrupção?

Por que o Governo Temer, da mesma forma que os governos petistas de Lula e Dilma, que tiveram o PMDB de Temer como o grande aliado, se recusa e se recusaram a realizar uma AUDITORIA CIDADà E INDEPENDENTE  sobre a DÍVIDA PÚBLICA?

No Brasil quando Getúlio Vargas realizou uma grande auditoria, uma verdadeira devassa sobre a DIVIDA PÚBLICA, o valor total da mesma  foi reduzida em quase um terço, ou seja, havia muita falcatrua neste setor. Outros países também assim fizeram como o Equador que, recentemente fez uma Auditoria independente sobre a divida pública daquele país e também foi constatado muitas falhas contábeis, possibilitando também a redução em mais de um terço da divida que há décadas, como no Brasil, está garroteando os países e a população.

O momento exige que continuemos de “olho vivo” no combate a corrupção, em todos os setores e níveis da administração, inclusive nas relações entre os setores públicos e privados, onde ocorrem os maiores casos de corrupção; e também promover análises, debates e exigir que o Congresso Nacional coloque na pauta de discussões  a necessidade de uma AUDITORIA INDEPENDENTE E CIDADÃ da DIVIDA PÚBLICA.***___JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia.




fonte: JUACY DA SILVA



anuncie rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados