Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Artesão da agulha e linha o alfaiate desafia o tempo
Data:23/08/2017 - Hora:09h01
Artesão da agulha e linha o alfaiate desafia o tempo
JCC

Contrariando a velocidade do que é exibido em larga escala nas vitrines das "fast fashions", os artesãos da linha e agulha ainda se debruçam na confecção do terno.

Não há pessoa mais saudosista do que o alfaiate, acostumado a produzir roupas com cortes impecáveis e traído pelos tempos modernos, afinal, o homem moderno não é tão elegante como aquele bem vestido, em eventos, ou desfilando no footing de braços dados com a namorada. Nas ultimas décadas, a maioria, na praça, e até mesmo na missa, vai de chinelo, bermuda e camiseta, sem nenhuma preocupação com a elegância, o homem ficou largado, dizem os estetas da elegância, os alfaiates, fiéis aos trajes White-Tie, ou traje de gala; o Black-Tie, ou traje à rigor, habillé, tênue de soirée, com smoking de cores neutras e o  Formal, conhecido no Brasil como passeio completo, traje social, social completo, com um pouco mais de flexibilidade.

Coisas dos anos 50 e 60 do século XX, quando uma gravata valia muito no dia a dia masculino, e nas praças, clubes, cines e eventos, e Cáceres não era diferente. O modernismo amarrotou tudo aponto de ser elegante usar uma calça rasgada nos joelhos, mas nem por isso o alfaiate Guilherme Ramos, 28 anos na profissão, desistiu do ofício, que seus filhos não quiseram aprender.

Conforme Seu Guilherme, ultimamente, as lojas de confecções são mais acessíveis ao consumo e não compensa fazer um terno pelo preço dos magazines, então, o alfaiate vai se virando nos reparos de roupas, vez por outra, um terno pra casamento, concordando que realmente, a  arte de produzir uma roupa com corte impecável, com aqueles pontos calculadamente feitos à mão, que alinhavam a senha para o resultado com caimento perfeito, não é mais tão valorizada.

E assim, entre um conserto e outro de roupas, a confecção eventual de um terno, Seu Guilherme Ramos, que não cedeu às alfinetadas que propagaram o fim da roupa sob medida, segue a vida, sentado à máquinas de costura, esquadros de madeira, réguas, tesouras e um ferro de passar, daqueles antigos, quase uma extensão de suas mãos,  sobrevive com dignidade e lealdade à profissão e mantendo as portas abertas, ali na Rua Comandante Balduino, esquina com Rua Porto Carrero, abertas.




fonte: Da Redação



anuncie AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados