Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Para Juiz Geraldo Fidélis uso de tornozeleiras não é infalível
Data:16/08/2017 - Hora:13h21
Para Juiz Geraldo Fidélis uso de tornozeleiras não é infalível
Arquivo

O uso de tornozeleiras eletrônicas, um método alternativo ao regime fechado, para fiscalização sobre o cumprimento das medidas impostas ao seu uso é criticada pelo juiz Geraldo Fidélis, titular da Vara de Execuções Penais. Conforme o magistrado, a tornozeleira é um método para desafogar as celas superlotadas das unidades prisionais, mas carece de controle. O estado conta, hoje, com cerca de  2.857  presos sob monitoramento eletrônico.

Segundo apurou a inteligência da justiça, detentos utilizam de diversas artimanha para burlar o monitoramento, havendo o caso de um preso, que teria retirado sua tornozeleira e a colocado em um cachorro de estimação com o intuído de simular que o reeducando estaria em sua casa, mas na verdade o animal estava na residência e o preso na rua.

Para o juiz a medida é um paliativo que é “melhor do que ficar sem”, mas precisa de investimento. A situação é melhor do que há três anos atrás, quando não havia o sistema e os presos no regime semiaberto iam para a casa do albergado . “Hoje dá para fazer controle, se tiver vontade de fazer controle para que haja efetividade no uso do equipamento”, ressalta.

A deficiência da fiscalização é comprovada pelos inúmeros casos de presos monitorados envolvidos em novos crimes pela cidade. Uma vez com a tornozeleira, o reeducando tem espaço delimitado que pode freqüentar e horário para se recolher. Porém o juiz ressalta que tais medidas não tem sido fiscalizadas com a devida atenção.

Conforme a assessoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh),  existe uma central de monitoramento encarregada de fiscalizar o uso das tornozeleiras eletrônicas pelos reeducandos.

Quando há algum sinal de mau funcionamento do equipamento ou seu rompimento, a central detecta a situação e entra em contato com o custodiado que é advertido da irregularidade. Caso não haja contato, o caso é comunicado a Vara de Execuções Penais sendo possível, até mesmo, que o usuário do sistema seja encaminhado de volta para a prisão.




fonte: G1-MT com Redação



anuncie AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados