Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Gaucho ativa a permacultura no quintal de vila em Cáceres
Data:05/08/2017 - Hora:08h41
Gaucho ativa a permacultura no quintal de vila em Cáceres
JCC

Num simples quintal mesmo calçado, é possível desenvolver uma horta perma, ensina o gaucho Gregory, que estuda plantar esta idéia em escolas de Cáceres.

Morando numa vila central de Cáceres, Jaime Fernando Gregory, é um gaucho de Estrela, (RS), formado em comunicação social, que divide sua tranqüila passagem de vivente pelo planeta terra, entre o trabalho como agente comercial do Jornal Correio Cacerense e o labor da permacultura. Ilustrando, o vocábulo estranho para a maioria das pessoas, se traduz pela perfeita harmonia homem/natureza através do cultivo e amor pelas plantas.

Para entender o que seria esse conceito, poderíamos associá-lo a outros nomes, como agroecologia, agrofloresta, bioconstrução, alimentação natural e orgânica, medicina holística, economia colaborativa, entre tantos outro.

Na realidade, a Permacultura em sua essência, corresponde a um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza e o nosso permacultor Jaime, explica que a filosofia Perma, possui três princípios éticos e alguns princípios de planejamento. “Todos, baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra,” pontua.

O nosso personagem Gregory já desenvolvia este trabalho no sul quando jovem, sempre antenado no cultivo de hortaliças, estudando as propriedades nutricionais e medicinais das plantas e voltando à Cáceres há cerca de dois anos, (morou aqui na década de 90) acionou seu projeto que independe de solo para o plantio (não confundir com a hidroponia). No caso,lá na vila onde reside, sem espaço, (terra), Gregori faz o plantio em garrafas pet, mesclando terra fertilizada, água e húmus.

Defensor da expressão Permanent Agriculture criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970  e que propõe uma “cultura permanente, ou seja uma cultura que visa a nossa permanência neste planeta em harmonia com a natureza, Jaime Gregory, diz que tudo começou quando sua esposa antes de viajar para a outra dimensão, pediu que ele aplicasse estes conhecimentos, afim de ajudar pessoas que precisassem da permacultura. E conclui,  esta ciência,  possui três princípios éticos, Cuidar da terra; Cuidar das pessoas e compartilhar excedentes, finalizando que, os permacultores trabalham o viver através dos seus princípios que são uma aplicação prática da ecologia,com a função de criar solo e armazenar água, que são a base da vida como conhecemos.




fonte: Da Redação



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
zoom
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados