Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Fazenda sustentável chama a atenção de pesquisadores
Data:04/08/2017 - Hora:09h14
Fazenda sustentável chama a atenção de pesquisadores
Assessoria

Pesquisadores da Embrapa Pantanal e uma equipe técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) fizeram uma visita técnica em uma propriedade rural na última terça-feira (1), em Cáceres, e identificaram potencial para receber o projeto Fazenda Pantaneira Rural (FPS).

O FPS é um projeto da Embrapa Pantanal que avalia o grau de sustentabilidade nas propriedades que trabalham com bovinocultura de corte na região pantaneira. Para o analista de pecuária da Famato Marcos de Carvalho o reconhecimento de uma propriedade rural de Mato Grosso reforça o compromisso do setor produtivo rural na construção de uma imagem de pecuária sustentável no Pantanal mato-grossense.

A comitiva realizou um raio-x no sistema de produção da Fazenda Floresta, do produtor Neto Gouveia. “Identificamos aqui uma propriedade que associa as boas práticas agropecuárias às tecnologias voltadas ao campo. Essa visita abre um leque de oportunidades que poderão se tornar uma forte parceria em prol do desenvolvimento de todo o Pantanal”, disse o chefe-geral da Embrapa Pantanal Jorge Lara.

Na fazenda, o grupo conheceu diversos aspectos como, por exemplo, a qualidade das pastagens, os tipos de animais, nutrição do rebanho e infraestrutura. “É um prazer abrir as portas da Fazenda Floresta para os pesquisadores da Embrapa e aos técnicos do Sistema Famato. Vamos aproveitar ao máximo a experiência e as pesquisas aqui apresentadas e, de alguma forma, trabalhar para colocá-las em prática. Dessa visita poderá sair uma importante parceria. Estamos abertos para aplicação dos conhecimentos da Embrapa”, disse Neto Gouveia.

Os pesquisadores também ficaram surpresos com o projeto inovador de desmama precoce adotado pelo produtor rural. A desmama de animais de 90 a 110 dias, segundo Neto Gouveia, tem trazido resultados positivo para as atividades da fazenda. “A iniciativa pode servir de exemplo e ajudar outros produtores a agregar valor na atividade”, disse a pesquisadora Sandra Aparecida Santos.

Ao término da visita, ficou definido que reuniões e videoconferências deverão ser realizadas entre a equipe da Embrapa Pantanal, Sistema Famato, Sindicato Rural de Cáceres e o produtor Neto Gouveia, com o objetivo de amadurecer a idéia para um possível credenciamento e capacitação para a implantação da FPS.

Para a Embrapa, a participação dos produtores rurais no FPS é fundamental para definir as tecnologias que devem ser aplicadas no campo. Também participaram da visita técnica o presidente do Sindicato Rural de Cáceres Jeremias Pereira Leite, o vice-presidente Márcio Lacerda e produtores rurais da região.

A visita técnica na fazenda faz parte do Ciclo de Palestras do Bioma Pantanal que começou segunda-feira (31) e encerra nesta sexta-feira (4) em municípios do interior de Mato Grosso, uma realização da Famato SENAR-MT e Embrapa Pantanal. 




fonte: Assessoria com Redação



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados