Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Consumidor Digitalizado a nova experiência de consumo
Data:04/08/2017 - Hora:08h42

A velocidade imposta pelo ritmo de vida atual mudou a forma como nos comportamos, comunicamos e consumimos. A conveniência da internet transformou o varejo e as compras on-line em  experiência de consumo compartilhadas em tempo real. Mas o que isso quer dizer?

O consumidor digitalizado é informado, conhece tecnologia e  acaba por ser menos leal a marcas. E aquele conceito antigo de que basta anunciar para vender não funciona mais.

Da geração  baby boomer (1952 a 1966), passando pelos Millennials (1982-1995), aos da geração Z (1996 -2000) definem alguns dos grupos de consumidores ávidos  por descontos, interessados em alugar ao invés de comprar e dispostos a testar e aprender sobre o produto antes de finalizar uma compra. Sim, estamos ficando mais exigentes consumidores. E a  idéia de que a expectativa seja igual a realidade é condição imprescindível para que ele volte a sua loja no virtual ou no real.

Marcas e empresas que não conseguem envolver seus colaboradores, não conseguirão envolver seus clientes digitalizados. Explico. Empresa que estimula o uso de uniforme não incentiva o funcionário para que ele curta as redes sociais da empresa, que recado esta marca esta dando no digital? Que o profissional não precisa se importar com a empresa? Que talvez ele nãos se orgulhe de trabalhar naquele ambiente? ou que ele não tem acesso ao wifi? Veja quantas informações são colocadas em Check apenas pela falta do curtir e compartilhar.

E se a indagação dele for de que não tem tempo para curtir a empresa que trabalha. Pode dispensá-lo. Isso é  ponto negativo para ele, já que algumas marcas prevêem isso em contrato no ato da contratação. Lembre-se que gastamos 350 horas por mês em redes sociais, então isso não é desculpa. A idéia de bom atendimento nao é mais compartilhada só em ambiente real. Ela acontece no momento em que o consumidor recebe a resposta a pesquisa pelo produto.

Um  site complicado, uma rede social desatualizada e pouca informação sobre o produto farão o cliente duvidar da marca. A experiência de consumo  hoje é sofistica, personalizada e adequada a cada consumidor. O uso da  tecnologia é tão evoluído para o varejo que existem grupos para encontrar descontos(discouter seekers), os interessados nas recomendações de influenciadores – (Instagram Shoppers), as compras pela economia colaborativa – (Borrowers) e a busca pela qualidade de vida seja ela Henrry ( High eaners not rich yet) e o Silver shoppers da terceira idade. Ou seja, nao é mais o ponto de venda, a agencia de publicidade ou o produto que diz como vai ser sua compra e sim o o cliente.

Ter 50 anos no mercado não é mais diferencial para empresa, marca o serviço se diferenciar. Segundo Darwin quem evolui é a espécie que sabe adaptar-se. Assim é a idéia de consumo atual.

Se uma marca se adapta melhor ao tempo, ao seu publico e as adversidades com certeza mantém o seu publico engajado.

Comodidade, tecnologia e sustentabilidade também não são mais diferenciais. Isso deve estar intimamente ligado a idéia de empresa em estar digitalizada para facilitar a jornada de compra do seu cliente.

O cidadão que antes fazia pesquisa de preço, avaliava o produto e efetuava uma compra não é o mesmo de 10 anos atrás. Hoje além de cidadãos globais  o seu cliente esta  inserido em contextos virtuais e para tanto, desejam ser tratados com todo o pertencimento e qualidade que a inovação proporciona quando compartilhamos uma compra, fazemos uma viagem ou indicamos uma marca. Pense Nisso!

  ***___Maria Augusta Ribeiro: Profissional da informação, especialista em Netnografia e Comportamento Digital - Belicosa.com.br.




fonte: Maria Augusta Ribeiro



LAB. LIDER anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Felicidades para você Felippe Michelis Santos, pela passagem do seu aniversário. Que possa ter muitos anos de vida abençoados e felizes, e que este novo ano seja  de harmonia, paz e desejos realizados. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias. Feliz Aniversário! Passeando em nossa Princesinha do Paraguai a médica veterinária Marcela Marques, que veio de Brasília visitar o maridão Leonardo Ribeiro e aproveitar a semana para rever os amigos curtindo as belezas da cidade. O casal já está em contagem regressiva para a mudança. Grande abraço e que logo possam estar juntinhos curtindo o amor que os uniu. Flores multicoloridas a aniversariante do dia Cristina Cappi Aguiar Rodrigues. Que essa data se repita por longos anos sendo sempre comemorada com saúde e amor, são os nossos desejos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados