Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Procuradoria da República pede fim de benefícios a juízes de MT
Data:25/07/2017 - Hora:06h55
Procuradoria da República pede fim de benefícios a juízes de MT
Arquivo

Magistrados que atuam em Mato Grosso, mesmo os inativos, têm direito a serem ressarcidos das despesas médicas e hospitalares não cobertas pelo plano de saúde.

 

A Procuradoria Geral da República emitiu um parecer em que pede ao Supremo Tribunal Federal, a extinção do benefício de indenizações de despesas médicas aos juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O parecer é assinado pelo vice-procurador-geral da República e procurador-geral em exercício, José Bonifácio Andrada, e o caso está sob a responsabilidade da ministra do Supremo Rosa Weber.

Conforme a legislação do Estado, os magistrados que atuam em Mato Grosso, mesmo os inativos, têm direito a serem ressarcidos das despesas médicas e hospitalares que não sejam cobertas pelo seu plano de saúde. A lei ainda garante que o Poder Judiciário pague as passagens aéreas ou terrestres ao magistrado que precisar fazer tratamento médico em outro Estado.

Para a Procuradoria, o benefício afronta a Constituição Federal, uma vez que os magistrados são pagos por meio do sistema de subsídio e, por isso, não podem receber vantagens em dinheiro a título de remuneração, como abonos, adicionais e prêmios. “É sabido que o Judiciário e Ministério Público estaduais têm remunerado seus membros em valores por vezes sensivelmente superiores àqueles pagos ao Judiciário e ao Ministério Público da União, mediante miríades de gratificações, auxílios e outras vantagens, em um modelo caótico e injusto”, diz trecho da ação.

A Advocacia-Geral da União se posicionou pela procedência da ação, uma vez que considera que a lei que permite o benefício “viola os princípios constitucionais da impessoalidade, isonomia e moralidade”.

Para a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso o ressarcimento de tais despesas não gera acréscimo ao patrimônio dos juízes, e inexiste vedação constitucional para pagamento de verba indenizatória com gastos de saúde.

Já o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, informou que os magistrados pagam plano de saúde particular e, “apenas de forma eventual e limitada a algumas espécies de dispêndio, são pagas indenizações de despesas médico-hospitalares a pequeno percentual de magistrados, conforme exigente análise de documentos comprobatórios, o que afastaria a violação ao princípio da moralidade”.




fonte: PGR com Redação



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados