Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Capacitação profissional e informação são desafios para combater a tuberculose
Data:24/06/2017 - Hora:08h53
Capacitação profissional e informação são desafios para combater a tuberculose
Ronaldo Mazza-ALMT

Problema de saúde pública desde o final do século de XIX, a tuberculose pulmonar é uma doença infectocontagiosa que atinge e mata a população. Em Mato Grosso, 1.204 mil novos casos foram identificados em 2016, sendo quase a metade na Baixada Cuiabana. No Brasil, foram 69 mil novos casos nesse mesmo ano e 4,5 mil óbitos em decorrência da doença. A reversão dessa situação passa pela ampliação e melhoramento dos trabalhos das equipes de atendimento básico de saúde e educação para prevenção e tratamento da doença e promoção da saúde.

Estes foram os principais apontamentos levantados durante a audiência pública sobre os desafios da tuberculose realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (22), a pedido do deputado Dr. Leonardo (PSD). O evento reuniu representantes das secretarias de saúde do Estado, de municípios, da saúde indígena e da saúde no sistema prisional, para debater os trabalhos realizados e medidas que podem contribuir para a redução da doença.

A tuberculose é contagiosa, mas a transmissão da doença é contida assim que o paciente diagnosticado inicia o tratamento. Mas um dos grandes problemas, explica o médico pneumologista do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), doutor Carlos Garcia, é que muitos pacientes abandonam o tratamento antes do término.

“Por ser um tratamento longo, muitas pessoas não fazem ou não dão continuidade. Isso torna a doença mais resistente e ainda aumenta a possibilidade de contágio de outras pessoas”, explica o médico Carlo Garcia.

Por isso, a técnica responsável pelo agravo no serviço de vigilância epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Lúcia Dias, destaca a importância da presença dos profissionais de diferentes áreas com os pacientes e com a população de forma em geral. Outro ponto levantado pela técnica é com relação à capacitação dessas equipes multidisciplinares para o diagnóstico precoce.

“O problema está em pensar na tuberculose, porque os sintomas se confundem com de uma gripe ou resfriado. É preciso pedir o exame específico para o diagnóstico da doença e início imediato do tratamento, que inclui o acolhimento do paciente à unidade de saúde para evitar a evasão. Atualmente o paciente é que chega até a unidade de saúde, não há a identificação por parte dos representantes das unidades básicas de saúde e precisamos inverter isso. Intensificar a presença dos profissionais na comunidade para acompanhar os potenciais pacientes”, propõe Lucia Dias.

O deputado Dr. Leonardo defende a capacitação dos profissionais de saúde para que possam trabalhar na identificação e tratamento. “As pessoas que atuam na área da saúde precisam passam por treinamentos constantemente e faltam políticas públicas para isso. Isso sem falar que por ser uma doença marginalizada, não desperta o interesse de laboratórios e pesquisadores para o desenvolvimento de drogas mais modernas e eficazes no tratamento”.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Simone Gutierrez, defende a bandeira da comunicação e da educação para conscientização tanto dos profissionais, quanto da população, para que prestem atenção aos sintomas e à importância do tratamento. “Precisamos focar na tuberculose como um problema de saúde pública. Fazer campanhas, falar sobre a doença para que ela se torne pauta. Só assim vamos conseguir divulgar esse problema gravíssimo e informar a população”.

Mas não é só a comunidade urbana que é atingida pelo problema. O diretor da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Ercio Lins, explica que a tuberculose foi levada pelos não índios para as aldeias e que hoje é um problema grave, principalmente pela dificuldade de acesso e logística para tratar os indígenas.

Outra população que também é atingida pelo problema é a carcerária. A dificuldade de acompanhamento do tratamento dificulta o controle e as pessoas privadas de liberdades infectadas acabam contaminando aqueles que não estão presos com quem mantém contato. Assim, além de ser um problema dentro do sistema penitenciário, é também um foco para contágio de pessoas livres que têm vínculo com essa população.

Sintomas da doença:

• Tosse por mais de três semanas;

• Emagrecimento;

• Febre no fim do dia;

• Cansaço.

Projetos de Lei - Tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso algumas propostas para implantação de programas de prevenção à tuberculose no Estado. Veja alguns deles:

PL 487/2016 – Deputado Mauro Savi

PL 217/2015 – Deputado Dr. Leonardo

PL 344/2015 – Deputado Dr. Leonardo

PL 653/2015 – Deputada Janaina Riva




fonte: Laís Costa Marques



anuncie aqui anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados