Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Os dias continuam assim
Data:14/06/2017 - Hora:07h32

 

A arapongagem no Brasil está em alta, em um curto período de tempo, foram detectadas duas arapongagens no mínimo comprometedoras, a primeira,  infelizmente aconteceu  em nosso Estado, através de denúncias feitas pelo ex-secretário de Segurança Pública do estado o senhor Mauro Zaque;  que a Polícia Militar montou um esquema para fazer com que a justiça autorizasse a grampear diversas pessoas por motivações políticas. O segundo caso, o mais escabroso, vem de uma publicação bombástica da revista Veja, dando conta de que, o presidente Michel Temer teria determinado que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) fizesse uma devassa na vida do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

São duas denúncias gravíssimas, que acabaram abalando a tão sonhada democracia, a partir do que preconiza a nossa Carta Magna de 1988, que proibiu a inviolabilidade das comunicações telefônicas, salvo nos casos  de investigação de crime e devidamente autorizado pelo Juiz, o mesmo foi regulamentado pela Lei 9296/96, a partir do advento dessa lei, tornou-se possível interceptação  telefônica quando houver indícios de participação em crimes, não fala que gestores públicos tanto na esfera: Municipal, Estadual ou Federal possam fazer escutas telefônicas clandestinas, na vida pessoal de alguns cidadãos.  

No primeiro caso ocorrido em nosso Estado, à denúncia proferida pelo ex-secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, que faz menção a um jargão muito utilizado para interceptação telefônica conhecida como “barriga de aluguel”; segundo a fala do ex-secretário a Polícia Militar dava apelidos a quem pretendia grampear e informava ao Juiz do caso, que o inquérito tratava-se de uma quadrilha de traficantes de drogas, entre os números, eram inseridos telefones de políticos, jornalistas e por ai vai.  

No segundo caso mais emblemático e recente. Segundo reportagem da revista Veja, a arapongagem, teria partido de o presidente Michel Temer, que  determinou  a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN),  fizesse uma devassa na vida do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesse episódio nefasto e vergonhoso, as opiniões se divergem, porém a presidente do STF ministra Carmem Lúcia disse que a prática  é “própria de ditaduras” e que, se comprovada à ocorrência de devassa “as consequências jurídicas, política e institucionais terão a intensidade do gravame cometido, como determinado pelo direito”.

O procurador-geral da República Rodrigo Janot, também teceu comentários, acerca do emblemático grampo praticado pela (ABIN) a mando do presidente da República Michel Temer, ele diz “o desvirtuamento do órgão de inteligência fragiliza os direitos e as garantias de todos os cidadãos  brasileiros, previstos na nossa Constituição da República e converte o Estado de Direito, ai sim, em Estado Policial”.

A arte imita a vida, na supersérie “Os Dias Eram Assim”, retrata o período da ditadura militar no Brasil, ocorrido entre 1964 e 1985, este acontecimento nefasto e repugnante, gostaríamos que se tornasse insólito; uma vez que deixou uma ferida aberta e recente na sociedade.

A teledramaturgia utiliza de diversas formas, para retratar a história de extrema violência e repressão da época, momento em que, a arapongaem era um dos instrumentos mais utilizados pela ditadura militar como forma de repressão, aberta e vil, não queremos que tal experiência possa voltar.

Pare o mundo, quero descer!

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)




fonte: Professor Licio Antonio Malheiros



JBA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados