Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Governo do Estado lança programa de alfabetização de jovens e adultos
Data:13/06/2017 - Hora:07h55
Governo do Estado lança programa de alfabetização de jovens e adultos
Ilustrativa

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (12.06), no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o programa Muxirum da Alfabetização. A iniciativa vai implantar ações conjuntas com os municípios para assegurar a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas. Hoje, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso é de 5,9%, na faixa etária que vai dos 15 aos 69 anos de idade. O índice geral do estado é de 7,1%.

Inicialmente, nove municípios mato-grossenses foram selecionados para a implantação do programa, a partir da situação geográfica e pelo índice de analfabetismo, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso (Seplan), para pessoas com idade de 15 anos ou mais.

São eles: Acorizal, com 914 pessoas analfabetas, ou seja 19,8% da população do município; Chapada dos Guimarães, com 1.554 (10,6%); Ipiranga do Norte, com 180 (4,3%); Jangada, com 1.042 (17,1%); Nossa Senhora do Livramento, com 1.863 (19,1%); Nova Brasilândia, com 643 (16,9%); Planalto da Serra, com 255 (11,6%); Tapurah, com 381 (4,4%); e Várzea Grande, com 10.294 (4,9%).

São 16.212 pessoas analfabetas nestas regiões e a meta do programa é alfabetizar 11.200 delas, até dezembro de 2018. Para isso, 207 alfabetizadores foram capacitados e já estão atuando nas localidades.

As aulas, que começaram no mês de maio, são realizadas em escolas das redes municipais e estadual, salões paroquiais, centros comunitários, sedes de fazendas e até mesmo nas residências dos alfabetizadores.

Segunda etapa

Outros 10 municípios serão contemplados com o programa: Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campo Verde, Confresa, Nobres, Porto Alegre do Norte, Rosário Oeste, Santa Carmem e Vila Rica.

Nestas regiões, a meta é alfabetizar 4.984 pessoas. As aulas terão início em julho deste ano.

A previsão é de que sejam investidos aproximadamente R$ 3,7 milhões no programa.




fonte: Assessoria



anuncie aqui rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi assembleia
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados