Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Governo do Estado lança programa de alfabetização de jovens e adultos
Data:13/06/2017 - Hora:07h55
Governo do Estado lança programa de alfabetização de jovens e adultos
Ilustrativa

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (12.06), no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o programa Muxirum da Alfabetização. A iniciativa vai implantar ações conjuntas com os municípios para assegurar a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas. Hoje, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso é de 5,9%, na faixa etária que vai dos 15 aos 69 anos de idade. O índice geral do estado é de 7,1%.

Inicialmente, nove municípios mato-grossenses foram selecionados para a implantação do programa, a partir da situação geográfica e pelo índice de analfabetismo, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso (Seplan), para pessoas com idade de 15 anos ou mais.

São eles: Acorizal, com 914 pessoas analfabetas, ou seja 19,8% da população do município; Chapada dos Guimarães, com 1.554 (10,6%); Ipiranga do Norte, com 180 (4,3%); Jangada, com 1.042 (17,1%); Nossa Senhora do Livramento, com 1.863 (19,1%); Nova Brasilândia, com 643 (16,9%); Planalto da Serra, com 255 (11,6%); Tapurah, com 381 (4,4%); e Várzea Grande, com 10.294 (4,9%).

São 16.212 pessoas analfabetas nestas regiões e a meta do programa é alfabetizar 11.200 delas, até dezembro de 2018. Para isso, 207 alfabetizadores foram capacitados e já estão atuando nas localidades.

As aulas, que começaram no mês de maio, são realizadas em escolas das redes municipais e estadual, salões paroquiais, centros comunitários, sedes de fazendas e até mesmo nas residências dos alfabetizadores.

Segunda etapa

Outros 10 municípios serão contemplados com o programa: Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campo Verde, Confresa, Nobres, Porto Alegre do Norte, Rosário Oeste, Santa Carmem e Vila Rica.

Nestas regiões, a meta é alfabetizar 4.984 pessoas. As aulas terão início em julho deste ano.

A previsão é de que sejam investidos aproximadamente R$ 3,7 milhões no programa.




fonte: Assessoria



anuncie JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Votos de felicidades ao amigo Alex Cuiabano, que festejou data nova no fim de semana. Que Deus lhe presenteie com um ano recheado de amor, paz e muita saúde. Parabéns!!! Com ligeira atraso, mas ainda em tempo parabenizamos Sonia Lima Almeida pela passagem de mais um natalício. Felicidades e muitos anos de vida. Energias positivas a nossa querida Marcia Elizabeth Sedlacek que está em tratamento. Na foto com o maridão Antonio Vicente. Deus no comando sempre.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados