Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Unemat reúne professores de agrárias para pensar ações de desenvolvimento de MT
Data:10/06/2017 - Hora:09h50
Unemat reúne professores de agrárias para pensar ações de desenvolvimento de MT
Lygia Lima

 Professores das áreas de Ciências Agrárias de diferentes cursos da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) se reuniram nesta quinta-feira (08) em Cuiabá a convite da reitora Ana Maria Di Renzo, para pensar políticas públicas estaduais e contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso.

A proposta de juntar os professores da Unemat que atuam em cursos de Agronomia e Zootecnia para juntos construir propostas que contribuam com o desenvolvimento estadual é um dos reflexos da viagem a Iowa (EUA) em que a reitora pode juntamente com o governo de Mato Grosso vislumbrar as parcerias existentes entre o setor produtivo e as universidades. “É fundamental que a universidade trabalhe na perspectiva da tríplice hélice, em que ela se torne o epicentro das relações entre o setor produtivo e o governo, pensando ações que melhorem a vida da sociedade”, explica Ana Di Renzo.

De acordo com a reitora a Unemat é um patrimônio do povo de Mato Grosso e tem o compromisso de olhar e ajudar a construir políticas públicas, pesquisas e desenvolver ações extensionistas voltadas para a realidade do Estado. “A Unemat tem cerca de 70 doutores vinculados aos cursos da área de Agrarias e pode ajudar muito no desenvolvimento do Estado. Por isso estamos levando essa proposta de reunirmos nossas competências e assim iniciarmos um diálogo com o setor produtivo como para estabelecermos parcerias”.

Nessa perspectiva os professores que participaram da reunião tem a incumbência de levantar o que vem sendo pesquisado e desenvolvido nessa área por cada câmpus a fim de num encontro no dia 22 deste mês com as associações de produtores de soja (Aprosoja) e de criadores de Mato Grosso (Acrimat) para iniciar as discussões de parcerias.

O professor Marco Barelli, doutor em Agronomia com foco de atuação em Melhoramento Genético, destacou que a reunião é fundamental para agregar os pesquisadores da própria Unemat em torno de um projeto comum. “Nos falta políticas de Estado, e nesse sentido esse convite é muito produtivo”, disse.

A professora Carla Galbiati, doutora em Entomologia, ressaltou que a iniciativa da reitoria em reunir professores de diferentes câmpus é uma forma de fortalecer a área de Ciências Agrárias e abre possibilidades de novas parcerias.  Essa também é a opinião da professora Tanismare Tatiane de Almeida, doutora em Fitotecnia, com foco em Produção e Tecnologia de Sementes e Zulema Netto Figueiredo, doutora em Agronomia ressaltam que a proposta é uma forma de atender da universidade se aproximar e atender a demanda do setor produtivo e de contribuir com o governo com o desenvolvimento de Mato Grosso.

A reitora da Unemat lembrou que esse é um projeto piloto, mas que deve ser utilizado em outras áreas, como por exemplo reunir professores que trabalham com a agricultura familiar, pequenas propriedades e assim estabelecer uma proposta em rede. “Nós temos muitos professores doutores e mestres em diferentes áreas de atuação e que podem ajudar muito o nosso Estado. Não podemos nos fechar, temos que dialogar com a sociedade”, afirmou. 




fonte: Lygia Lima – Assessoria Unemat



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados