Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Unemat reúne professores de agrárias para pensar ações de desenvolvimento de MT
Data:10/06/2017 - Hora:09h50
Unemat reúne professores de agrárias para pensar ações de desenvolvimento de MT
Lygia Lima

 Professores das áreas de Ciências Agrárias de diferentes cursos da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) se reuniram nesta quinta-feira (08) em Cuiabá a convite da reitora Ana Maria Di Renzo, para pensar políticas públicas estaduais e contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso.

A proposta de juntar os professores da Unemat que atuam em cursos de Agronomia e Zootecnia para juntos construir propostas que contribuam com o desenvolvimento estadual é um dos reflexos da viagem a Iowa (EUA) em que a reitora pode juntamente com o governo de Mato Grosso vislumbrar as parcerias existentes entre o setor produtivo e as universidades. “É fundamental que a universidade trabalhe na perspectiva da tríplice hélice, em que ela se torne o epicentro das relações entre o setor produtivo e o governo, pensando ações que melhorem a vida da sociedade”, explica Ana Di Renzo.

De acordo com a reitora a Unemat é um patrimônio do povo de Mato Grosso e tem o compromisso de olhar e ajudar a construir políticas públicas, pesquisas e desenvolver ações extensionistas voltadas para a realidade do Estado. “A Unemat tem cerca de 70 doutores vinculados aos cursos da área de Agrarias e pode ajudar muito no desenvolvimento do Estado. Por isso estamos levando essa proposta de reunirmos nossas competências e assim iniciarmos um diálogo com o setor produtivo como para estabelecermos parcerias”.

Nessa perspectiva os professores que participaram da reunião tem a incumbência de levantar o que vem sendo pesquisado e desenvolvido nessa área por cada câmpus a fim de num encontro no dia 22 deste mês com as associações de produtores de soja (Aprosoja) e de criadores de Mato Grosso (Acrimat) para iniciar as discussões de parcerias.

O professor Marco Barelli, doutor em Agronomia com foco de atuação em Melhoramento Genético, destacou que a reunião é fundamental para agregar os pesquisadores da própria Unemat em torno de um projeto comum. “Nos falta políticas de Estado, e nesse sentido esse convite é muito produtivo”, disse.

A professora Carla Galbiati, doutora em Entomologia, ressaltou que a iniciativa da reitoria em reunir professores de diferentes câmpus é uma forma de fortalecer a área de Ciências Agrárias e abre possibilidades de novas parcerias.  Essa também é a opinião da professora Tanismare Tatiane de Almeida, doutora em Fitotecnia, com foco em Produção e Tecnologia de Sementes e Zulema Netto Figueiredo, doutora em Agronomia ressaltam que a proposta é uma forma de atender da universidade se aproximar e atender a demanda do setor produtivo e de contribuir com o governo com o desenvolvimento de Mato Grosso.

A reitora da Unemat lembrou que esse é um projeto piloto, mas que deve ser utilizado em outras áreas, como por exemplo reunir professores que trabalham com a agricultura familiar, pequenas propriedades e assim estabelecer uma proposta em rede. “Nós temos muitos professores doutores e mestres em diferentes áreas de atuação e que podem ajudar muito o nosso Estado. Não podemos nos fechar, temos que dialogar com a sociedade”, afirmou. 




fonte: Lygia Lima – Assessoria Unemat



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Endereçamos votos de felicidades a querida Maria Luzia que trocou de idade recebendo o carinho e abraços dos amigos e familiares. Que Papai do Céu lhe cubra com o manto da  saúde e amor. Está acontecendo no estacionamento do Juba Supermercados, sito a Rua Padre Cassemiro, a Feira do Livro Espírita realizada pelo Grupo Espírita Bezerra de Menezes. A feira que teve início ontem reúne inúmeras obras dos mais renomados autores espíritas. O evento  segue até sábado das 9h às 21h. Vale conferir. Flores multicoloridas a nossa querida assinante Alzira Lindote, Dona Giroca, que acompanha todas as manhãs nosso matutino. Obrigada pela leitura e por todos esses anos prestigiando o nosso jornal.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados