Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 17 de Outubro de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Casos de tuberculose preocupam e será tema de audiência pública
Data:08/06/2017 - Hora:09h14
Casos de tuberculose preocupam e será tema de audiência pública
Marcos Lopes/ALMT

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que progride silenciosamente e pode ser fatal. Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que Mato Grosso ocupa o 7º lugar em casos novos no país e Cuiabá a 8ª colocação entre as capitais. Para discutir este assunto, o deputado Dr. Leonardo (PSD) propôs a realização de uma audiência pública, no dia 22 de junho, na Assembleia Legislativa.

Enquanto no Brasil a taxa de incidência é de 32,2/100.000 habitantes, em Mato Grosso é de 33,9/100.000 habitantes. Mato Grosso nunca alcançou as metas pactuadas que são, 85% de cura e 5% de abandono. Somente em 2016, foram 1.196 diagnósticos da doença no estado. Atualmente 12 regionais de saúde têm um ou mais casos de multirresistência, distribuídos em 25 municípios mato-grossenses, sendo um caso extremamente resistente.

Médico por profissão, Dr. Leonardo trabalhou durante cinco anos como voluntário no Hospital Samaritano de Cáceres, no tratamento de doenças como a hanseníase e tuberculose. Segundo ele, o abandono do tratamento é o principal problema.

Em 2015, no país, foram notificados 68 mil casos novos diagnosticados, com 4,5 mil mortes por tuberculose. O que chama atenção e serve de alerta é que cada vez mais pessoas com HIV contraem a tuberculose. Anualmente cerca de seis milhões de novos casos são notificados em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas ao óbito.

  “No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais, merecendo especial atenção dos profissionais de saúde, dos gestores municipal, estadual e federal e da sociedade como um todo. A situação requer preocupação, o que demonstra a necessidade de discutirmos os desafios da tuberculose no estado, principalmente os enfrentados pelos profissionais da saúde e pacientes”, destacou.




fonte: Lis Ramalho



anuncie AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Boas vindas ao mais novo cacerense Samuel Oliveira Maciel, que veio ao mundo para alegrar ainda mais a vida do casal Wellington e Darlene e da vovó Isabel. Que Deus abençoe grandemente essa família. Parabenizamos a médica psiquiatra Patrice Zattar Ribeiro, que completou mais uma primavera. Na foto curtindo a data ao lado da irmã Ingrid em viagem a Montevidéu. Saúde, amor e felicidades. Festejou mais um ano de vida o garotão Murillo Basto, que na oportunidade foi abraçado pelos familiares e amigos. Muitas felicidades e muitos anos de vida são os nossos votos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados