Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 26 de Julho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Pesquisadores da Unemat desenvolvem mapeamento das áreas de plantio de soja de Mato Grosso por satél
Data:30/05/2017 - Hora:09h16
Pesquisadores da Unemat desenvolvem mapeamento das áreas de plantio de soja de Mato Grosso por satél
Divulgação

       A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) disponibiliza em seu site o mapeamento das áreas de soja dentro de cada município do Estado, desenvolvido com a utilização de imagens orbitais e técnicas de sensoriamento remoto. Chamado de SojaSat.

Este trabalho foi realizado no Laboratório de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (Laboratório Gaaf), sob a coordenação do professor Carlos Antonio da Silva Junior, no Câmpus Universitário de Alta Floresta, e conta com a colaboração de pesquisadores de instituições como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Academia Chinesa de Ciências.

De acordo com o professor Carlos Antonio da Silva Junior, o sensoriamento remoto é uma valiosa ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada no fornecimento de informações agrícolas e ambientais. “No caso desta nova plataforma, a intenção é ofertar, a toda a cadeia produtiva da soja, informações sobre a real dimensão desta cultura no Estado, tão logo a safra acabe”, explica o professor. A pesquisa fez parte de pós-graduação de Carlos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Além do aspecto econômico, o site também apresenta um viés ambiental, uma vez que sua proposta é também mostrar anualmente se estaria ocorrendo uma expansão da cultura dentro dos municípios amazônicos e de suas florestas”, explica o pesquisador.

As informações estão disponibilizadas gratuitamente no site da Unemat e, inicialmente, são apresentados dados do ano-safra 2016/2017. A proposta é fornecer dados anuais de todos os municípios do Estado que cultivam soja a partir desta data.




fonte: Nataniel Zanferrari



LAB. LIDER anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Completou 15 primaveras a linda Maria Eduarda Manzoli que recebeu os amigos e familiares em grande estilo. Que essa data se repita por longos e significantes anos são os nossos votos. Felicidades e muitos anos de vida ao educador físico Flavio da Academia Shen Chuan que ontem trocou de idade. Uma quarta-feira repleta de boas energias a Geany Moraes e toda equipe da CVC Cáceres que oferece  os melhores pacotes para seu passeio ser inesquecível e o melhor com um precinho que cabe no seu bolso. Grande abraço!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados