Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Governo e deputados apresentam acordo sobre pagamento da Revisão Geral Anual de 6,58%
Data:27/05/2017 - Hora:07h57
Governo e deputados apresentam acordo sobre pagamento da Revisão Geral Anual de 6,58%
GcomMT/Maria Anffe

O governador Pedro Taques, a equipe econômica do Estado e os deputados estaduais da base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa apresentaram nesta sexta-feira (26.05) a proposta de pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) para a recomposição das perdas salariais dos servidores estaduais referente ao ano de 2016. Por conta da crise financeira, a proposta é pagar o índice de 6,58% em três parcelas, sendo as duas primeiras de 2,15% e a última de 2,14%, totalizando o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) aferido no ano passado, levando em consideração que a soma dos percentuais é de juros compostos. Desta forma, o Governo de Mato Grosso é o primeiro no país a apresentar uma proposta de pagamento da RGA aos servidores públicos.

A proposta foi construída pelo governo com apoio dos deputados estaduais que fazem parte da base de sustentação no Legislativo. Neste primeiro momento, o Governo do Estado fez o compromisso de terminar de pagar os 11,28% da revisão de 2015. Por isso, serão acrescentados ao salário dos servidores 1,74% de aumento na folha de junho e outros 1,708% na folha de setembro desde ano, finalizando os 11,28%, quando somados os reajustes concedidos em setembro de 2016 (2,0%), janeiro (2,68%) e abril de 2017 (2,68%).

A primeira parcela da revisão deste ano será paga em janeiro, com índice de 2,15%. A segunda parcela será em abril de 2018, com acréscimo de mais 2,15% e a última será quitada em setembro de 2018, agregando mais 2,14%, totalizando os 6,58%, com impacto de pouco mais de R$ 450 milhões no próximo ano.

Na oportunidade, o governador Pedro Taques destacou que, mesmo com a grave crise econômica, a gestão vem cumprindo com o pagamento das revisões e com todas as leis de carreiras aprovadas até 2014. Lembrou que no ano de 2015 foram pagos 6,22% de revisão, em duas parcelas, além do compromisso que a gestão vem cumprindo de pagar os outros 11,28% do ano seguinte. 

"Pagamos a RGA do ano fiscal de 2014 integralmente. A mesma coisa estamos fazendo com a RGA do ano fiscal de 2015, finalizando o pagamento de 11,28%. Até agora não temos notícia de que nenhum Estado vai pagar a revisão, mas nós vamos fazer isso porque entendemos a importância do servidor que é o maior patrimônio do Estado e está nos ajudando a fazer as transformações", defendeu o governador Pedro Taques. 

Além disso, o governador também já anunciou a previsão de pagamento da RGA do próximo ano. A equipe econômica estima que o IPCA encerre o ano em 4,19%. Então, o governo deve fazer o pagamento da primeira parcela da revisão em dezembro de 2018 e 2,14% em março de 2019.

Crise financeira

O governador destacou que o país enfrenta a mais grave crise da história, como já afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Taques ressaltou que o Estado ainda tem problemas na queda de arrecadação por conta do comportamento do comércio que passou a vender menos por conta da crise. 

Já o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Oliveira, lembrou que a crise ainda deve permanecer por mais um tempo, apesar da recuperação que já começa a acontecer. Ressaltou que no primeiro quadrimestre de 2017 houve queda na receita, no caso de ICMS, e ainda de transferências de recursos da União. 

Gustavo disse ainda que o Estado deve aderir à Lei Complementar 156/2016 que foi regulamentada na semana passada e prevê um teto de gasto para as Unidades da Federação. Em contrapartida, os Estados deixam de pagar dívidas de empréstimos com a União. Pelo texto, o Estado não poderá gastar mais que o valor empenhado no ano anterior, corrigido pela inflação oficial. 

Leis de Carreira

Nesta semana, o Governo do Estado também anunciou o que irá pagar a última parcela referente às leis de progressão de carreira aprovadas no ano de 2014. O pagamento será feito de forma fracionada em decorrência das dificuldades econômico-financeiras pelas quais o Estado passa. Além disso, também se levou em consideração o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal com gastos de pessoal.

Serão contemplados os Profissionais de Defesa Agropecuária e Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), de Atividade Fundiária e Agrária do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Papiloscopistas, Técnicos em Necropsia e Peritos Criminais II, além dos Peritos Criminais, Peritos Criminais Médico-Legistas e Peritos Criminais Odonto-Legistas da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A decisão pelo parcelamento foi tomada após várias reuniões entre a Secretaria de Estado de Gestão (Seges), Casa Civil, gestores dos respectivos órgãos e entidades que representam os servidores. 

Ficou definido que os profissionais de nível médio do Indea e Intermat terão 9,4% incorporados aos vencimentos de maio e 9,36% aos de dezembro deste ano. Já os profissionais de nível superior desses dois órgãos terão 5,6% incorporados ao salário de maio e outros 5,58% ao de dezembro de 2017.

Os Papiloscopistas, Técnicos em Necropsia e Peritos Criminais II, Peritos Criminais, Peritos Criminais Médico-Legistas e Peritos Criminais Odonto-Legistas terão 3,75% incorporados aos subsídios deste mês e outros 3,61% ainda em dezembro de 2017.

O Governo anunciou que vai conceder 7,69% de reajuste aos salários dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso. O benefício é estendido a todos os profissionais da carreira de magistério, como professores, diretores, técnicos e assessores pedagógicos. Os valores já foram lançados na folha de maio.

"Cumprimos todas as leis de carreiras e vou dar um exemplo: Mato Grosso tem 100 mil servidores, sendo 39 mil da Educação. Desses, 22 mil são professores e nós garantimos o compromisso feito em 2014 de aplicar o reajuste de 7,69% em cada ano, mais o Reajuste Geral Anual. O mesmo aconteceu com os reajustes de outras carreiras, como da Polícia Judiciária Civil", completou o governador. 

Ainda nesta sexta-feira, o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, vai se reunir com representantes dos sindicatos dos servidores públicos estaduais para apresentar os dados da proposta de pagamento da RGA. A reunião de Modesto com os sindicatos está marcada para as 14h30.

Apoio do Legislativo 

O governador Pedro Taques agradeceu o presidente da Assembleia Legislativa e os deputados da base de sustentação do governo no Legislativo. "Muito obrigado por esse apoio do Legislativo. O Estado de Mato Grosso não é só o Poder Executivo. E o Legislativo tem nos dado uma grande contribuição neste momento de dificuldade", disse o governador. 

O presidente da Assembleia Legislativa destacou que em 2016 houve uma grande discussão na Assembleia Legislativa porque a oposição queria colocar o remanescente da revisão de 2015 como impositivo ao governo em 2016. Mesmo não inserindo isso em lei, o governo vai atender o pedido dos deputados e vai finalizar o pagamento dos 11,28% até setembro deste ano.




fonte: Thiago Andrade/Gcom-MT



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados