Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 21 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Cáceres deve voltar a integrar o Consórcio Nascentes do Pantanal
Data:25/05/2017 - Hora:10h13
Cáceres deve voltar a integrar o Consórcio Nascentes do Pantanal
Assessoria

Na última segunda-feira, 22.05, ocorreu uma reunião entre os vereadores de Cáceres e o Secretário Executivo do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, Dariu Carniel, antecedendo a sessão ordinária. Cáceres está fora do consórcio desde 2015, quando saiu alegando problemas orçamentários. Recentemente, o prefeito Francis Maris Cruz enviou ao legislativo projeto de lei para voltar a integrar o consórcio.

Pela CCJ, foram pedidos esclarecimentos ao executivo e ao próprio consórcio. A presença do Secretário Executivo do Consórcio foi imprescindível para esclarecer as vantagens de o município voltar ao Consórcio. Dentre os projetos que Cáceres já integraria imediatamente, está o Selo de Inspeção Regional, que possibilitará o livre comércio de produtos produzidos entre os municípios da região. Com isso, os produtores de Cáceres passarão a ter, de forma simplificada, acesso a um mercado de mais de 200 mil pessoas.

Outros importantes projetos em desenvolvimento pelo Consórcio são a descentralização da fiscalização ambiental, o projeto de piscicultura Rota do Peixe e a capacitação em Educação Ambiental para Coleta Seletiva.

Para o Vereador Cézare Pastorello (PSDB), a volta do município ao Consórcio está justificada. Porém, Pastorello ressalta que o executivo não apresentou previsão orçamentária para suportar o desembolso de mais de 117 mil reais até o fim do ano. “São formalidades, das quais a administração pública não pode fugir: planejamento e execução orçamentária. Então, uma vez que o executivo sane essas formalidades, o projeto estará pronto para votação”.

LIONS QUEST - Pastorello apresentou requerimento ao Executivo para que demonstre o aproveitamento do projeto Lions Quest, aprovado pela Câmara em fevereiro deste ano. “Fizemos uma sessão extraordinária para aprovar o projeto, em caráter de urgência. Nos cabe acompanhar o desenvolvimento desse projeto. ” O vereador ressalta que esse projeto, desenvolvido pelo Lions Club na capacitação de 28 professores e mais de 700 alunos, é mais uma das iniciativas fundamentais para barrar o aumento do consumo de álcool e drogas entre adolescentes e jovens. O projeto Lions Quest promove o desenvolvimento de líderes, prevenção ao bullying e aos vícios.

Na defesa do requerimento, Pastorello ainda cobrou do executivo resposta sobre o seu projeto de instalação do CAPS-AD, Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, aproveitando a estrutura do Hospital O Bom Samaritano. “O Hospital O Bom Samaritano tem leitos disponíveis, e Cáceres tem uma grande necessidade de lidar com as pessoas que querem deixar o vício das drogas e do álcool. Sem o CAPS-AD e nenhuma política de recuperação, aos dependentes químicos restam apenas 3 alternativas: a caridade das pessoas, o suicídio ou o crime. ”

O projeto do CAPS-AD tem previsão de atendimento de 240 pessoas por mês, sendo totalmente financiado pelo Ministério da Saúde, além de um aporte de até 125 mil reais por mês para manutenção. Cáceres atende todos os requisitos para a instalação do CAPS-AD.

“Nossos problemas de violência são, na quase totalidade, ocasionados sob uso ou para aquisição de drogas. O combate à violência em Cáceres, então, deve ser um combate ao uso de drogas. Não basta fechar pontos de venda, é preciso que atuemos para que não haja usuários, investindo fortemente na prevenção e na recuperação de usuários. Não podemos esperar que um problema de saúde pública continue tendo atenção apenas quando se torna um problema de segurança pública”, arremata Pastorello.

 



fonte: Assessoria



anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Curtindo as belezas da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra as amigas Marinalva Denipotte Manfrin e Fabíola Campos Lucas. Uma ótima estada no País vizinho. Votos de breve recuperação a amiga Suzy Kristina dos Santos, que sofreu uma torção no tornozelo e está de repouso impossibilitada de andar. Estamos na torcida pela seu reestabelecimento. Grande abraço. Nosso Destaque VIP para a competente equipe do Kaskata Flutuante que serve a melhor comida da cidade. Forte abraço a família Natal que está a frente de bem servir os cacerenses e visitantes. Pra hoje fica a dica de saborear aquele delicioso peixe a La Kaskata.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados