Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 24 de Junho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
CANOPUS
CGE orienta Unemat sobre criação de unidade de correição
Data:25/05/2017 - Hora:09h48
CGE orienta Unemat sobre criação de unidade de correição
Ligiani Silveira | CGE-MT

Representante da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) esteveran na última segunda-feira (22.05) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no município de Cáceres, para orientar a Pró-Reitoria de Administração acerca da criação de unidade de correição para apurar eventuais irregularidades funcionais envolvendo servidores da instituição de ensino.

A secretária adjunta da Corregedoria Geral do Estado (CGE), Cristiane Laura de Souza, destacou que a estruturação do setor é necessária para a centralização da atividade correicional e das informações disciplinares em uma unidade especializada, o que facilita o assessoramento e a realização de  capacitações pela Controladoria, órgão central do Sistema de Corregedoria no Governo de Mato Grosso.

“Com isso, é possível aperfeiçoar a condução dos processos disciplinares, fazendo com que o trabalho seja executado com melhor qualidade e em menos tempo, evitando anulações e a instauração indevida de procedimentos. Precisamos que os procedimentos abertos sejam efetivamente finalizados e, se for o caso, que as devidas penalidades sejam aplicadas”, argumentou Cristiane.

A secretária adjunta forneceu orientações acerca da importância das unidades de correição, sua função e, principalmente, como implementá-las. Também fez breve explanação sobre os ritos que devem ser seguidos na condução dos procedimentos e sobre a interligação das atividades de Corregedoria com as de Ouvidoria.

Ela comentou ainda sobre os instrumentos alternativos de controle disciplinar, com base em resultados úteis e efetivos para a melhoria dos serviços públicos. Um deles é a possibilidade de servidores que eventualmente cometerem infrações disciplinares de baixo potencial lesivo firmarem ajustes de conduta com a administração pública.

Outra possibilidade é o servidor público envolvido em situações de dano ou extravio de bem público de pequeno valor ressarcir o erário do valor correspondente ao prejuízo causado, desde que a conduta seja culposa (sem intenção).  O pró-reitor de Administração da Unemat, Valter Gustavo Danzer, disse que a visita da adjunta da CGE foi esclarecedora e produtiva. Segundo ele, a Unemat vai providenciar a estruturação de comissões permanentes de correição por região de funcionamento da Universidade com base nas orientações da representante da Controladoria. “Queremos que nossos processos sejam os mais corretos e translúcidos possíveis”,  afirmou o pró-reitor.

A assessora técnica Administrativa da Unemat, Ana Lucia Matiello Miranda, também saiu otimista da reunião. “Vamos avançar nesta questão, pois queremos fazer o procedimento correto”, disse. Após a estruturação das comissões pela Unemat, a CGE vai realizar capacitação aos membros sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Estadual, o qual envolve não somente a apuração de irregularidades funcionais de servidores públicos, mas também a apuração de responsabilidade de empresas na prática de irregularidades na execução de contratos com o Estado.

Atualmente, os procedimentos disciplinares no âmbito da Unemat são conduzidos por comissões formadas esporadicamente para cada caso.

Prevenção - Como a atividade de correição envolve também ações preventivas, o pró-reitor destacou que a Unemat prepara campanha para evitar a prática de pequenos ilícitos no dia a dia acadêmico (servidores e alunos) que acabam também consistindo em atos de corrupção.

“A conscientização é muito mais forte que o processo apuratório. Queremos conscientizar a comunidade acadêmica de que colar na prova é corrupção, de que assinar chamada pelo colega é corrupção, de que ‘dar’ nota ao aluno é corrupção...”

A adjunta da Controladoria acrescentou que o projeto da Unemat vai ao encontro do Programa de Controle Disciplinar desenvolvido pela Controladoria, a fim de orientar os servidores públicos sobre seus deveres e proibições.

Também está em consonância com uma ideia da CGE de firmar parceria com as universidades para fomentar o controle interno e social da gestão pública. Uma eventual parceria entre a CGE e a Unemat foi aventada. “Estamos abertos para este intercâmbio, tanto para a comunidade acadêmica nos demandar informações quanto para irmos ao meio acadêmico para capacitação e conscientização”, ressaltou a adjunta.




fonte: Ligiani Silveira | CGE-MT



anuncie anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Trocou de idade essa semana, a gatíssima Kalyssa, que na oportunidade recebeu o carinho especial da mãe Karla, das irmãs e amigos que cantaram o tradicional Parabéns. Que Deus derrame infinitas bênçãos em sua vida. Curtindo merecido descanso pelas praia de Natal a nossa querida amiga Daici Forgiarini Bastos, a quem desejamos uma ótima estadia. Aproveite ao máximo esses dias.  Nossos parabéns a Viviane Muniz que ontem colheu mais uma rosa no jardim de sua existência. Felicidades e muitos anos de vida é o que lhes desejamos. Na foto ao lado do filho.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados