Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Instituto Munduruku e Unemat consegu em recursos para valorização da etnia
Data:17/05/2017 - Hora:08h02
Instituto Munduruku e Unemat consegu em recursos para valorização da etnia
Moisés Bandeira

O Instituto Munduruku, da etnia de mesmo nome, foi contemplado como Ponto de Cultura e receberá um valor de apoio de 60 mil reais do Estado por meio da Secretaria de Cultura de Mato Grosso. Os professores Saulo Augusto de Moraes e Ana Maria de Lima, ambos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Juara, viram no Edital de Seleção Pública nº006/2016/SEC-MT "Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no estado de Mato Grosso", publicado em novembro de 2016, uma chance de promover o resgate e a produção de artesanatos tradicionais da etnia Munduruku presente no município que fica distante mais de 630 km da capital. 

A proposta em favor do Instituto foi então escrita pelos professores da Unemat que agora comemoram o resultado. "São indígenas da região que carecem de apoio dos mais diversos e o Instituto e a Unemat já são parceiros de longa data por meio de trabalhos de pesquisa" comentou Saulo Moraes. O resultado final do edital trouxe os 14 Pontos de Cultura selecionados na categoria Municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e os 21 da categoria Municípios do Interior do Estado, entre eles Monjoroko wuy babi mobaput ap (Mostrando a Arte Munduruku): Produção e Resgate do Artesanato Indígena Munduruku.

Ana Maria explicou que o Instituto Munduruku trabalha com diversas expressões culturais entre elas a dança, que podem resgatar a história da etnia, desenvolve artefatos de caça e pesca e adornos que contribuem com a renda do povo indígena. "A demanda veio da comunidade. É papel da Universidade ouvir e conhecer as reais necessidades dos que estão a sua volta. E nós também nos colocamos a disposição de outros pleitos sociais", disse a professora.

O procurador do Instituto, professor egresso da Unemat, Marcelo Munduruku, disse que esse apoio financeiro promoverá visibilidade e valorização dos artefatos indígenas Munduruku, como arco e flecha, bordunas, vestimentas tradicionais, pinturas que são os bens imateriais, ligações e cânticos e ainda, de logística e difusão da vivência dos indígenas da sua etnia. Marcelo ainda citou que existem mais três povos indígenas no município de Juara. São eles os Apiakás, Kaiabis e Rikbatsas. E lamentou que sejam pouco conhecidos.




fonte: Hemilia Maia



anuncie JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados