Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 24 de Junho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Data:04/05/2017 - Hora:08h03

O papel da imprensa mundial tem sido extremamente importante no cenário atual, em face de uma série de acontecimentos pouco ortodoxos, que vem ocorrendo no mundo moderno em que vivemos. Tendo, como elemento norteador das mesmas, os constantes casos de: corrupção, malversação do dinheiro público, peculato e por ai vai. O dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, criado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no ano de 1993, tendo como objetivo principal, alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.

Querer usar anacronismo para limitar o papel da imprensa no contexto atual, seria no mínimo uma temeridade; tendo em vista que desde o século 19 a imprensa já era chamada de “quarto poder”, “a voz dos sem vozes”, essas expressões, denotam a importância da imprensa, como elemento norteador de informações.

A data é comemorativa, porém com pouca expressividade, tento em vista a tentativa exacerbada de limitação da imprensa, através dos poderosos. Que de forma direta e indireta, tentam cercear o papel da imprensa, por entenderem a força e o poder da informação.

Por se sentirem ameaçados, acabam usando mecanismos espúrios e imorais, na tentativa de ocultar e controlar os meios de comunicação, através de elementos sórdidos e vergonhosos. Por entenderem, o poder de informação da imprensa, acabam usando a censura, como elemento inibidor de propagação da mesma.

Um dia antes, ao se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa; somos mais uma vez, pegos de surpresa, com mais uma aberração, envolvendo poderes constituídos, desta feita, refiro-me ao Supremo Tribunal Federal (STF), segunda turma, ao decidir libertar o ex-ministro José Dirceu da prisão preventiva por 3 votos a 2.

Obviamente, respeitamos os senhores de toga do STF, porém temos o direito enquanto cidadãos brasileiros em discordar de certas ações e julgamentos, que acabaram na verdade, colocando em liberdade pessoas que cometeram crimes contra o patrimônio público, de forma sórdida e imoral.

Assim ficou a votação, no Supremo Tribunal Federal (STF), segunda turma, para libertar o ex-ministro José Dirceu, da prisão preventiva, decretada pelo Juiz Sérgio Moro em 2015.

Votaram: o relator do caso, ministro Edson Fachin votou pela manutenção da prisão preventiva; o ministro Dias Toffoli abriu divergência e votou pela soltura; ministro Lewandowski também votou pela soltura; o decano Celso de Mello votou pela manutenção da prisão, empatando o julgamento em 2 a 2, coube ao nosso ilustre conterrâneo Gilmar Mendes, o voto minerva, este votou pela soltura de José Dirceu; durma-se com um barulho desses.

Pare o mundo, quero descer!!!!!!!!!

 

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)




fonte: Professor Licio Antonio Malheiros



AREEIRA LAB. LIDER anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Trocou de idade essa semana, a gatíssima Kalyssa, que na oportunidade recebeu o carinho especial da mãe Karla, das irmãs e amigos que cantaram o tradicional Parabéns. Que Deus derrame infinitas bênçãos em sua vida. Curtindo merecido descanso pelas praia de Natal a nossa querida amiga Daici Forgiarini Bastos, a quem desejamos uma ótima estadia. Aproveite ao máximo esses dias.  Nossos parabéns a Viviane Muniz que ontem colheu mais uma rosa no jardim de sua existência. Felicidades e muitos anos de vida é o que lhes desejamos. Na foto ao lado do filho.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados