Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 21 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Seminário internacional vai debater o futuro do Pantanal
Data:29/04/2017 - Hora:08h20
Seminário internacional vai debater o futuro do Pantanal
Assessoria

A iniciativa do Instituto SOS Pantanal pretende debater os erros e os acertos de regiões semelhantes ao Pantanal brasileiro e as opções para o desenvolvimento da região

 

O evento propõe uma ampla discussão sobre o turismo,  a ocupação econômica, o diálogo de saberes e as possíveis parcerias em prol da construção de caminhos para o desenvolvimento local e a proteção do Pantanal.  O Seminário Internacional Três Biomas: Pantanal, Everglades e Okavango - desafios e oportunidades,  acontecerá nos dias 8, 9 e 10 maio nas cidades de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Brasília (DF).            

A proposta desses encontros é debater os erros e acertos de regiões semelhantes ao Pantanal, como Everglades, nos EUA e Okavango, em Botsuana. Os eventos envolverão os diversos atores desse bioma, como a Academia, o Governo, a Justiça, o Terceiro Setor, o Setor Rural e as Comunidades Tradicionais. O Seminário é uma realização do Instituto SOS Pantanal e seus parceiros, e as inscrições são gratuitas pelo site: http://www.sospantanal.org.br

Também serão debatidos desafios do Pantanal brasileiro, e traçado um comparativo entre os erros e acertos dos projetos de desenvolvimento empreendidos em ambientes similares como: Everglades (EUA) e Okavango (Botswana). 

O encontro contará com a presença de Christopher Roche, diretor de marketing do Wilderness Safari - Okavango, em Botswana, e Robert Johnson, direto do Parque Nacional da Flórida - Everglades, EUA.

A Wilderness Safari é uma empresa que atua com turismo de natureza, com forte participação comunitária, desde 1983. A empresa, emprega 2,5 mil pessoas e é modelo no Continente Africano na gestão de iniciativas na Namíbia, Botswana, Quênia, África do Sul, Zâmbia, Zimbábue e Seychelles.

Robert Johnson é diretor do Centro de Recursos Naturais do Sul da Flórida – Everglades, e representante do U.S. National Park Service (NPS). Ele é um dos encarregados em mais de 20 comitês consultivos e para proteger e restaurar o ambiente do sul da Flórida.

“A proposta é reunirmos todos os setores do Pantanal em um só espaço  para juntos pensarmos o futuro da região. O bioma passa por um momento de grandes ameaças, com aumento contínuo do desmatamento e só terá a garantia de um futuro sustentável quando houver uma consonância sobre as propostas para a região”, afirma Felipe Augusto Dias, diretor-executivo, do Instituto SOS Pantanal.

Durante o Seminário o Instituto também fará a divulgação do Atlas do Pantanal, um amplo monitoramento sobre o desmatamento na Bacia do Alto Paraguai (BAP) entre os anos de 2014 e 2016.

O Complexo do Pantanal

Localizado na Bacia do Alto Paraguai (BAP), constituindo uma planície sedimentar de aproximadamente 160.000 quilômetros quadrados. Com o seu maior território entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região abrange áreas na Bolívia e Paraguai. É a maior área úmida do planeta, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. O Pantanal é Considerado um Complexo de Ecossistemas, pois trata-se de uma região de encontro entre Cerrado, Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano. Existem no Pantanal pelo menos 3.500 espécies de plantas, 550 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, sendo que algumas delas em risco de extinção.

O Instituto SOS Pantanal

O Instituto é uma organização não-governamental que atua desde 2009 na região e tem a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável. Com representantes dos diversos setores. O SOS Pantanal surgiu em um momento em que a necessidade da gestão do conhecimento e do diálogo são fundamentais para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais do planeta.




fonte: Assessoria



JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Curtindo as belezas da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra as amigas Marinalva Denipotte Manfrin e Fabíola Campos Lucas. Uma ótima estada no País vizinho. Votos de breve recuperação a amiga Suzy Kristina dos Santos, que sofreu uma torção no tornozelo e está de repouso impossibilitada de andar. Estamos na torcida pela seu reestabelecimento. Grande abraço. Nosso Destaque VIP para a competente equipe do Kaskata Flutuante que serve a melhor comida da cidade. Forte abraço a família Natal que está a frente de bem servir os cacerenses e visitantes. Pra hoje fica a dica de saborear aquele delicioso peixe a La Kaskata.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados