Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Educação política
Data:25/04/2017 - Hora:11h01

Tenho participado de debates sobre os rumos da política brasileira por meio de artigos publicados em jornais, sites, blogs, e até fazendo comentários em rádios e televisões, quando convidado. Isso há vários anos seguidos. 

A política, no sentido maior da expansão do Estado e do interesse nacional, deveria ser uma tradição de missão, de lealdade absoluta à pátria e de fidelidade aos princípios éticos. 

Mas, a falta de preparo e, porque não dizer, de educação política em nossos quadros tem provocado efeito contrário. Os políticos passaram a não enxergar o projeto de país onde cada qual foi eleito e passaram a se preocupar mais com a conta bancária e as vantagens obtidas para si e seus apaniguados. 

As revelações da Operação Lava-Jato e o buraco em que o Brasil se meteu evidenciam o fracasso de uma geração. Isto porque o governo e a oposição, o Congresso Nacional, os partidos políticos e boa parte dos governos estaduais caíram no descrédito popular. 

É no mínimo estarrecedor o que o país está assistindo em relação a organização criminosa que se instalou no governo nos últimos anos. Qualquer que seja o contrato fechado, obra em andamento, medida aprovada pelo congresso, tudo tem como objetivo principal engordar o patrimônio daqueles que deveriam zelar pelo erário. 

A roubalheira não tem ideologia, vai da extrema direita à extrema esquerda.Quanto se roubou de dinheiro público nesses anos todos? Com certeza, o que foi desviado seria suficiente para resolver todas as mazelas que a população enfrenta na saúde, educação, meio ambiente, segurança, saneamento, transporte. 

Os nossos principais políticos são os mesmos desde a Constituinte – com raras exceções – e não foram capazes até agora de combater os privilégios e reduzir as desigualdades. 

É preciso construir novos consensos em torno de ideias básicas que promovam o crescimento econômico sustentável e enfrentar seculares iniquidades sociais, algumas herdadas do século XVI, como o analfabetismo, a corrupção e a discriminação racial. 

E o caminho mais sólido para superar esses problemas é com a Educação Política. Nossas crianças podem ser educadas, desde os primeiros anos escolares, a conviver bem em sociedade, isso implica em ter conteúdos e práticas escolares nas áreas de filosofia, história, ética e política. É a partir da reflexão filosófica que a política nasce na Grécia antiga, e também nasce nas crianças. Há experiências exitosas e muito interessantes nas escolas da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos da América. No Brasil, infelizmente, o caminho que se toma, a cada reforma do ensino, é o contrário. 

Não se trata de doutrinação política das crianças, mas de detê-las como sujeitos da história, como pessoas que vão dirigir o país e reorientar os destinos da sociedade. Incluir essas disciplinas ou temáticas na educação infantil significa incorporar metodologias que ajudem as crianças a pensarem de forma independente, autônoma e com responsabilidade (sabendo que seus atos e pensamentos têm consequência). 

Na educação fundamental, a sequência disso é a manutenção dessas disciplinas incorporando práticas adaptadas a cada faixa etária. Nos Estados Unidos, por exemplo, era tradição que as crianças e jovens aprendessem retórica. Debates eram incentivados, em sala de aula, em competições nas escolas, até mesmo em competições de caráter nacional. Nesse processo as crianças e jovens eram incentivados a saber escolher argumentos, a respeitar a opinião alheia e, principalmente, a reconhecer que a vitória de um argumento se dá por meio do debate e do convencimento e não da violência ou de práticas de dominação. 

Nossos jovens não aprendem a argumentar. Crescem e não são bons políticos. Esses não têm a prática do debate, nem a ética da política. 

 

VICENTE VUOLO é analista legislativo do Senado, economista e cientista político 




fonte: VICENTE VUOLO



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados