Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
MPE entra com ação para tentar impedir realização de vaquejada em cidade de MT
Data:14/04/2017 - Hora:07h51
MPE entra com ação para tentar impedir realização de vaquejada em cidade de MT
Globo Esporte

Evento está previsto para este fim de semana em São José do Povo. MPE diz que atividade pode provocar lesão nos animais

O Ministério Público do Estado entrou com uma ação na Justiça para tentar impedir a realização de uma vaquejada neste fim de semana em São José do Povo, município de 3,8 mil habitantes a 268 km de Cuiabá, sob pena de multa de R$ 100 mil. A alegação da promotoria é que o evento pode provocar lesões aos animais no momento em que os vaqueiros tentam derrubá-los após perseguição.

                A vaquejada consiste em obrigar o animal a correr em disparada por um corredor ladeado pelos vaqueiros, que deverão alcançar esse animal e derrubá-lo no chão, puxando-o pelo rabo.

                O pedido do MPE foi feito na Justiça de Rondonópolis, a 218 km da capital, nessa terça-feira (11). A vaquejada está marcada para ocorrer no sábado (15) e no domingo (16).

                Na ação, o Ministério Público pede aos organizadores que não autorizem ou promovam ato que contribua com a realização de qualquer espetáculo de vaquejada, sob pena de multa e apreensão dos animais.

                Conforme o MPE, o material de divulgação do evento diz que vão ser feitas competições para aferir a habilidade de vaqueiros inscritos na vaquejada, com premiação em dinheiro de R$ 20 mil. Conforme a promotoria, essa disputa faz com que seja preciso fazer movimentos bruscos e violentos para imobilizar o animal e impedi-lo que fugir. Dessa forma, podem haver muitas lesões no momento da derrubada, diz o Ministério Público.

                Em 2016 o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que permitia a vaquejada por entender que a prática infringia em maus tratos e crueldade aos animais, violando a Constituição Federal.

                Porém, em fevereiro deste ano um Projeto de Emenda à Constituição que torna a vaquejada uma manifestação cultural foi aprovada no Senado Federal e enviado à Câmara dos Deputados.




fonte: Globo Esporte



JBA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados