Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Acadêmicos da Unemat defendem tese de doutorado na Inglaterra
Data:30/03/2017 - Hora:07h38
Acadêmicos da Unemat defendem  tese de doutorado na Inglaterra
Arquivo Pessoal

Acadêmicos do doutorado Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte - da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) defenderam, semana passada, na Universidade de Leeds, Inglaterra, qualificação e defesa final da tese de doutorado. Aprovados com destaque Simone Mathias Reis e Paulo Sérgio Morandi realizaram suas defesas em inglês para a banca composta por pesquisadores de universidades brasileiras e britânicas.

Dentre as descobertas de Paulo Morandi, está a revelação de que os cerrados da transição com a Amazônia apresentam maior estoque de carbono e que a temperatura e o regime de chuvas são os responsáveis por este padrão.  Simone Reis, que está na última fase de desenvolvimento de sua tese, está revelando as principais causas e consequências da grande mortalidade de árvores que vem ocorrendo ao Sul da Amazônia, provavelmente em decorrência de mudanças ambientais. De acordo com a orientadora e professora dos pesquisadores, Beatriz Schwantes Marimon, da Unemat, câmpus de Nova Xavantina, estas descobertas revelam questões importantes para as mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade no Brasil.

Paulo Morandi e Simone Reis estão na Inglaterra desde março de 2016 em uma etapa do doutorado sanduíche CNPq-Capes pelo programa internacional Peld 'Transição Cerrado-Floresta Amazôniza: bases ecológicas e sócio-ambientais para a conservação'. O projeto também é coordenado pela orientadora de ambos, a doutora em Ecologia, Beatriz Marimon. No mês que vem, ao retornar para o Brasil, Paulo Morandi já dará início ao pós-doutorado com supervisão de Beatriz Marimon.

"A participação crescente de nossos alunos em projetos e convênios internacionais no âmbito da Pós-graduação revela a direção da Unemat rumo à maturidade como instituição de ensino superior", sintetiza a docente.

A trajetória acadêmica de Paulo e Simone foi toda realizada na Unemat, no câmpus de Nova Xavantina onde fizeram graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia e Conservação. Beatriz Marimon que acompanhou essa jornada faz algumas considerações. "Essa é uma história interessante de como a universidade pode mudar nossas vidas. Tanto Paulo, quanto Simone, são filhos de pequenos agricultores, nascidos e criados no interior do Brasil,  Paulo do Paraná e Simone de Mato Grosso, ambos estudaram em escolas rurais e venceram todas as dificuldades do ensino no campo e chegaram a Universidade de Leeds, na Inglaterra", concluiu a professora.   




fonte: Hemilia Maia



anuncie aqui JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados