Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Ouvidoria da Câmara de Cáceres recebe visita técnica do TCE
Data:28/03/2017 - Hora:09h53
Ouvidoria da Câmara de Cáceres recebe visita técnica do TCE
Divulgação

Na esquina formada entre duas ruas estreitas e carregadas de história, o edifício da Câmara Municipal de Cáceres mantém a mesma estrutura de sua fundação em 1893. O estilo neoclássico que compõe o cenário do chão de ladrilhos coloridos e antigos, ao teto de pé direito alto, permanece frente ao avanço de instalações de novas tecnologias e espaços na formação original.

Desta tentativa de integração entre o antigo e novo advém uma das dificuldades relatadas pela Ouvidoria da Câmara de Cáceres ao assessor da Ouvidoria do Tribunal de Contas, José Roberto Weber, durante a visita técnica que aconteceu na manhã de quinta-feira (23/03). O objetivo da visita foi o de verificar em que passo está as adequações necessárias na Câmara para o cumprimento integral da Lei nº 12.527/2011, a Lei de Acesso à informação.

No ano passado, a Câmara de Cáceres assinou um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que tem validade por um ano com o TCE de Mato Grosso para regularizar o seu Portal Transparência. A necessidade de adequação se deu após uma auditoria especial realizada em 2015 pelo TCE nos 30 maiores municípios do Estado, em que se avaliaram 48 requisitos e se constatou que apenas três dos avaliados atingiram um índice de cumprimento da Lei acima de 70%. A Câmara e a Prefeitura de Cáceres estão dentro do grupo que não cumpriu 50%.

De acordo com o ouvidor da Câmara de Cáceres, Jefferson Blun, as maiores dificuldades que a Ouvidoria do Legislativo possui são a ausência de um espaço físico para atender a população e o desconhecimento do ente e de suas atribuições para a sociedade. “Precisamos potencializar a divulgação dos nossos canais de comunicação com a população, além de resolver alguns problemas de tecnologia em nosso portal”, afirmou.

Hoje as principais demandas da Ouvidoria no Legislativo da cidade são quanto a informações sobre leis municipais, mas ainda assim não há muito engajamento popular. “Ainda não é o ideal. Acredito que a população nos conheça, mas não tem a atitude de vir aqui e se manifestar, sobretudo por nossos problemas estruturais”, completou.

O presidente da Câmara de Cáceres, Domingos dos Santos, enalteceu a postura do Tribunal de Contas em cooperar com informações e instruções o poder Legislativo municipal. “A Ouvidoria é algo relativamente novo nos órgãos públicos. Então as dúvidas são muitas e quando a gente tem a oportunidade de ouvir o Tribunal de Contas que é bem preparado só vem a engrandecer e melhorar. Vamos acatar as sugestões”, prometeu o gestor.

Conforme avaliou o assessor do TCE, José Roberto Weber, a equipe da Câmara de Cáceres tem boa vontade e pretende cooperar para a execução das recomendações da auditoria de 2016. “Além disso, nós nos colocamos à disposição para qualificações técnicas com a Ouvidoria daqui e de todos os municípios auditados”, sinalizou.

Auditoria especial

O trabalho da auditoria especial concentrou-se na avaliação quantitativa e qualitativa das informações prestadas e na consistência dos dados disponibilizados nos sites de 30 Prefeituras e Câmaras municipais selecionadas como amostra, incluindo análise de nove critérios referentes à transparência das informações.

Na verificação dos portais transparência, constatou-se que muitos não oferecem meios de comunicação com deficientes físicos. Dentre outros critérios analisados também estão: comunicação com o usuário (ouvidoria, site e serviço de informação ao cidadão – SIC); informações institucionais (horário de atendimento, endereço, telefones); ações e programas (descrição de programas, projetos, resultados); gestão fiscal (relatórios de: Gestão Fiscal, Execução Orçamentária); registro de repasses ou transparências; registro de receitas, registro de despesas, informações sobre licitações, contratos celebrados, recursos humanos.

A Lei de Acesso à Informação nada mais é do que a regulamentação de um dispositivo da Constituição Federal que determina às entidades públicas que divulguem, na internet, em linguagem clara e de fácil acesso, dados sobre a administração pública e de prestação de contas aos cidadãos.




fonte: Assessoria



rotary JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados