Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
"Os órgãos de controle são nossos parceiros" diz vice prefeita de Cáceres durante evento do Gestão E
Data:28/03/2017 - Hora:09h52

Assessoria

Qualificar os prefeitos, secretariado e todo o corpo técnico da gestão municipal para diminuir gargalos que impedem que o serviço público chegue ao cidadão com a devida qualidade. Este é o objetivo do ciclo de capacitação que o Tribunal de Contas de Mato Grosso promove há 12 anos, o Gestão Eficaz, e que entre os dias 23 e 24 de março ocorreu no polo de Cáceres, reunindo 193 participantes de outros 18 municípios da região oeste.

De forma didática, o TCE de Mato Grosso trata de assuntos importantes à administração pública, como o regime jurídico de trabalho dos servidores; conceitos e aspectos polêmicos de licitações; gestão de frotas e de programas de alimentação escolar. Foram convocados, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, também: secretários municipais, controladores internos, contadores, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contratos, responsáveis pelo patrimônio e outros líderes da administração municipal.

A vice-prefeita de Cáceres, Antonia Liberato Dias, enalteceu o projeto realizado pelo TCE de Mato Grosso e lembrou aos presentes a importância de ter esta instituição de controle como parceira da administração e da qualidade das políticas públicas. “Eu quero dizer da relevância desse evento em que o TCE saiu do gabinete e veio nos qualificar, onde a política acontece, onde os gestores executam as políticas. É difícil estar gestor e a gente precisa planejar com responsabilidade. Por isso, sempre enxergo os órgãos de controle como um parceiro, porque assim podemos dividir a responsabilidade na gestão das politicas”, afirmou.

Para o prefeito recém-eleito de Nova Lacerda, Uilson José da Silva, dentre tantos assuntos relevantes, o que mais lhe chama atenção são os detalhes dos processos licitatórios. Ele percorreu mais de 300 km para chegar a Cáceres no intuito de buscar informações e se alinhar com os entendimentos do Tribunal de Contas. “A gente vê tantas irregularidades cometidas pela gestão pública e não quer repetir. Questão de contratação e saúde são os principais temas que temos de tomar precauções”, destacou.

Na solenidade de abertura, o presidente do TCE de Mato Grosso, Antonio Joaquim, cobrou dos prefeitos e servidores presentes uma especial atenção ao cumprimento da lei geral das micro e pequenas empresas, a Lei Complementar nº14/2006. De acordo com o conselheiro, que foi um dos articuladores para o cumprimento da lei em âmbito nacional, quando presidia a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em 2013, esta lei propicia o desenvolvimento local, gera empregos e renda ao município.

“Passamos a movimentar todos os Tribunais de Contas com reuniões, capacitação dos prefeitos, e hoje são mais de 4 mil municípios com a execução pelo menos parcial dessa política pública. Em Mato Grosso praticamente todos os municípios cumprem a lei e, os que não estiverem cumprindo, nós vamos cobrar”, enfatizou.

Dentre os benefícios às empresas, a lei prevê que é obrigatória a contratação de micro e pequenas empresas para contratações com valores de até R$ 80 mil reais. Esse valor deve ser aplicado a itens ou ao valor total do lote ou grupo, quando houver agrupamento.

“Esse é um momento importante tanto para o Tribunal de Contas moderno, quanto para os gestores. Nesse nosso novo modelo de atuação do século XXI, sentimos o dever de conceber esse ciclo de qualificações em Cáceres, sem a função de fiscalizador. Queremos educar e aprimorar conhecimentos da gestão, porque, assim, não precisaremos penalizar e contribuímos de alguma forma com a qualidade da administração pública em prol da população”, finalizou.

Além de Cáceres, o Ciclo de Capacitações Gestão Eficaz reuniu mais de 193 participantes de municípios da região oeste. Foram eles: Araputanga, Conquista d'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale do São Domingos e Vila Bela.




fonte: Assessoria TCE



JBA anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados