Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 17 de Junho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
fipe
Água Residual: um desastre silencioso
Data:22/03/2017 - Hora:08h44
Água Residual: um desastre silencioso
Reprodução Web

Que seja para comemorar ou denunciar o descaso e a degradação, ou ainda para reflexão, não importa o motivo, o que vale é que a cada ano mais empresas, escolas, ONGs, governos  e cidadãos se mobilizam em torno do Dia Mundial da Água.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização da Nações Unidas) em 22 de março de 1992, visando  promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Para a data, todos os anos, a ONU define um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água e durante esses 25 anos, já foram discutidos vários temas, entre eles: Água e Desenvolvimento Sustentável; Ano Internacional de Cooperação pela Água; Água e Energia; Água e Segurança Alimentar; Água Limpa para um Mundo Saudável; Águas Transfronteiriças; Lidando com a Escassez da Água, entre outros.  No ano passado foi trabalhado Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos.

Para o ano de 2017, o tema escolhido pela ONU foi Água Residual, popularmente chamada de esgoto, as águas residuais compreendem todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.

O lançamento indiscriminado de águas residuais domésticas no Brasil é um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública.

E nesse contexto a ONU  levanta  a discussão sobre importância do tratamento das águas residuais.

Só para se ter uma ideia no Brasil, a coleta e tratamento das águas residuais é ainda um grande desafio para o saneamento ambiental. Entre 2002 e 2005 foram produzidos cerca de 32 milhões de metros cúbicos de esgoto por dia. Deste total apenas 14 milhões são coletados e somente 4,8 milhões de metros cúbicos de esgoto são tratados, volume que corresponde a apenas 15% do total produzido.

De acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil, apenas 48.6 % da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto, sendo que apenas 40% deste efluente coletado passa por algum tipo de tratamento, o restante é descartado de forma indiscriminada nos rios. Ainda assim, o investimento do Governo Federal é de apenas 0,04% do PIB.

Se faz importante chamar atenção para esse grave problema que está matando nossa água, é um verdadeiro desastre ambiental diário e silencioso. São bilhões e bilhões de litros de esgotos jogados in natura todos os dias em nossos rios, lagos, bacias e mar. Isso significa um impacto ambiental gravíssimo, que deveria ser combatido por todos, é fundamental que políticas públicas de tratamento sejam implementadas, bem como projetos de conscientização da população, se é que realmente queremos um pais sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente.

É dia de comemorar o Dia Mundial da Água, mas também é dia de exercermos cidadania  mobilizando com campanhas de conscientização e cobrando dos gestores públicos investimentos constantes em saneamento básico.  Bom Dia!




fonte: Da Redação



anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Destaque VIP de hoje endereçado as Musas da Pesca e do FIPe, Juliana Nicodemos Bruzon  e Elizandra Silva Maciel,  presença marcante durante o Festival desfilando a beleza, simpatia e charme da mulher pantaneira. Grande abraço e um excelente fim de semana.  Hoje as flores multicoloridas são dedicadas especialmente a aniversariante Maria Izabel Fernandes, pessoa querida que recebe os abraços dos seus colegas, amigos e familiares. Espero que tenha um dia especial e repleto de alegrias e uma vida de felicidade e sucesso. Que nunca lhe falte alegria, paz, amor e saúde. Tim tim!!! Ela arrasa e hoje recebe nossos aplausos pela profissional nota 1000 que é. Nosso reconhecimento a radialista Meire Maciel que foi a voz do FIPe 2018. Sucessos sempre!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados