Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Água Residual: um desastre silencioso
Data:22/03/2017 - Hora:08h44
Água Residual: um desastre silencioso
Reprodução Web

Que seja para comemorar ou denunciar o descaso e a degradação, ou ainda para reflexão, não importa o motivo, o que vale é que a cada ano mais empresas, escolas, ONGs, governos  e cidadãos se mobilizam em torno do Dia Mundial da Água.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização da Nações Unidas) em 22 de março de 1992, visando  promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Para a data, todos os anos, a ONU define um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água e durante esses 25 anos, já foram discutidos vários temas, entre eles: Água e Desenvolvimento Sustentável; Ano Internacional de Cooperação pela Água; Água e Energia; Água e Segurança Alimentar; Água Limpa para um Mundo Saudável; Águas Transfronteiriças; Lidando com a Escassez da Água, entre outros.  No ano passado foi trabalhado Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos.

Para o ano de 2017, o tema escolhido pela ONU foi Água Residual, popularmente chamada de esgoto, as águas residuais compreendem todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.

O lançamento indiscriminado de águas residuais domésticas no Brasil é um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública.

E nesse contexto a ONU  levanta  a discussão sobre importância do tratamento das águas residuais.

Só para se ter uma ideia no Brasil, a coleta e tratamento das águas residuais é ainda um grande desafio para o saneamento ambiental. Entre 2002 e 2005 foram produzidos cerca de 32 milhões de metros cúbicos de esgoto por dia. Deste total apenas 14 milhões são coletados e somente 4,8 milhões de metros cúbicos de esgoto são tratados, volume que corresponde a apenas 15% do total produzido.

De acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil, apenas 48.6 % da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto, sendo que apenas 40% deste efluente coletado passa por algum tipo de tratamento, o restante é descartado de forma indiscriminada nos rios. Ainda assim, o investimento do Governo Federal é de apenas 0,04% do PIB.

Se faz importante chamar atenção para esse grave problema que está matando nossa água, é um verdadeiro desastre ambiental diário e silencioso. São bilhões e bilhões de litros de esgotos jogados in natura todos os dias em nossos rios, lagos, bacias e mar. Isso significa um impacto ambiental gravíssimo, que deveria ser combatido por todos, é fundamental que políticas públicas de tratamento sejam implementadas, bem como projetos de conscientização da população, se é que realmente queremos um pais sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente.

É dia de comemorar o Dia Mundial da Água, mas também é dia de exercermos cidadania  mobilizando com campanhas de conscientização e cobrando dos gestores públicos investimentos constantes em saneamento básico.  Bom Dia!




fonte: Da Redação



AREEIRA JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados