Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 26 de Julho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
AMM e prefeitos participam de debate sobre a pauta municipalista para 2017
Data:08/03/2017 - Hora:07h56
AMM e prefeitos participam de debate  sobre a pauta municipalista para 2017
Agência CNM

A pauta política do movimento municipalista para este ano foi amplamente debatida nesta terça-feira (06), em Brasília, durante reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios, cuja programação também incluiu um encontro com parlamentares federais para debater o encaminhamento de projetos no Congresso Nacional.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Neurilan Fraga, e prefeitos do estado participaram das reuniões, realizadas na sede da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Por sugestão do presidente da AMM, a alteração da Lei Kandir, por meio da aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 288/2016, passou a integrar a pauta municipalista nacional. “Houve receptividade e interesse dos presidentes de várias entidades municipalistas, como as dos estados de Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os dirigentes manifestaram apoio para votar o projeto com urgência no Congresso”, assinalou Fraga.

O Projeto de Lei 288/2016 altera o artigo 31 da Lei Complementar nº 87/1996 (lei Kandir) para regulamentar a compensação da União aos estados, municípios e Distrito Federal. A iniciativa visa, principalmente, o ressarcimento integral aos entes federados das perdas de receita causada pela desoneração das exportações, estabelecida pela lei. Representantes do movimento municipalista conseguiram apoio dos parlamentares de vários estados para acelerar a votação do projeto no Congresso Nacional.

A derrubada do veto ao projeto que trata do Imposto sobre Serviços (ISS) também é considerada uma pauta prioritária, bem como o projeto que trata da repatriação, que está na pauta do Senado Federal. A expectativa é que o Senado conclua nesta semana a votação do projeto de lei que prorroga o regime de repatriação de recursos, que sofreu modificações na Câmara dos Deputados. Há reuniões agendadas para debater o assunto e articular estratégias para agilizar a votação da matéria no Congresso, considerando que vai representar mais receita nos cofres municipais. O piso do magistério também foi destaque na reunião. A proposta é alterar o índice de reajuste do piso para o Índice Nacional de Preços ao Consumido (INPC). Também foram destacados os projetos que falam dos consórcios e de resíduos sólidos.

Apoio parlamentar - Parlamentares federais de várias partes do país, presentes na reunião, manifestaram apoio à votação de projetos importantes para os municípios. Representando a bancada de Mato Grosso, participaram os senadores Wellington Fagundes e Cidinho Santos, além dos deputados federais Victório Galli, Fábio Garcia e Ezequiel Fonseca.

Neurilan Fraga salientou que o apoio dos parlamentares é fundamental para a tramitação dos projetos na Câmara  e no Senado. Ele destacou também a importância da aprovação do projeto que prevê a correção dos valores dos programas federais, como o Programa Saúde da Família, transporte escolar e merenda escolar, entre outros. O objetivo é combater o subfinanciamento que ocorre há anos. “O governo federal criou o programa Criança Feliz, que também será subfinanciado, pois a União vai repassar de 30% a 35% do custo e o restante, onde vamos buscar?”, questiona Neurilan, condenando o subfinanciamento dos programas federais. O governo federal vai repassar R$ 70 mil por ano para manter a iniciativa. No entanto, levantamento da CNM aponta que serão necessários R$ 150 mil para desenvolver o programa.

Prefeitos mato-grossenses também marcaram presença em Brasília. O prefeito de Nova Marilândia, Juvenal da Silva, avaliou positivamente os resultados. “A reunião foi muito boa, pois demonstrou a força do movimento municipalista. Vimos interesse dos parlamentares, que demonstraram que vão levar à frente o compromisso com os municípios”, ponderou.  

O prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Pereira, concorda com a importância do apoio dos parlamentares e destacou o projeto que altera a lei Kandir como uma das pautas prioritárias. “Neste momento de dificuldade, a mudança na lei Kandir vai ajudar muito os municípios, que precisam de recursos para fazer investimentos básicos”, frisou.

Participaram também da reunião os seguintes gestores municipais: Esvandir Mendes (Colniza), Raimundo Nonato (Barra do Bugres), José Zamoner (Nova Guarita),  Getúlio Viana (Primavera do Leste), Fábio Schroeter (Campo Verde) , Josair Lopes (Dom  Aquino),  e Edvaldo do Santos (Lambari D´Oeste).




fonte: Agência de Notícias da AMM



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Completou 15 primaveras a linda Maria Eduarda Manzoli que recebeu os amigos e familiares em grande estilo. Que essa data se repita por longos e significantes anos são os nossos votos. Felicidades e muitos anos de vida ao educador físico Flavio da Academia Shen Chuan que ontem trocou de idade. Uma quarta-feira repleta de boas energias a Geany Moraes e toda equipe da CVC Cáceres que oferece  os melhores pacotes para seu passeio ser inesquecível e o melhor com um precinho que cabe no seu bolso. Grande abraço!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados