Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Caravana da Frente Parlamentar atende demandas dos municípios
Data:25/02/2017 - Hora:07h56
Caravana da Frente Parlamentar atende demandas dos municípios
Assessoria

A Caravana da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias percorreu durante esta semana, alguns municípios de Mato Grosso. O objetivo é dar suporte e orientação jurídica à categoria, bem como fazer a interlocução com as prefeituras, devido aos desentendimentos que estão ocorrendo, em relação às contratações e benefícios.

A Frente iniciou a caravana no dia 17 de fevereiro e já percorreu os municípios de Cáceres, Nova Xavantina, Nova Mutum e Juscimeira. A assessora parlamentar, Jozi Franciele Silva e o coordenador técnico da Frente, Carlos Eduardo Souza, estão atendendo de acordo com a solicitação da própria categoria e após o período de Carnaval, continuará o cronograma de acordo com as convocações. “Não existe nenhum critério de escolha de cidades, eles (agentes) convocam a Frente e nós vamos. Qualquer cidade pode convocar a Frente e o nosso papel é atendê-los”, explicou o coordenador técnico.

Carlos Eduardo destacou que os impasses dos municípios percorridos são os mesmos, regime contratual e o não pagamento de alguns benefícios que os agentes têm por direito constitucional receber. As prefeituras estão desrespeitando, por exemplo, o cumprimento da Resolução 19/2013, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que obriga os municípios a regularizarem a situação contratual dos ACS e ACE, também não estão repassando o abono de final de ano, que é encaminhado pelo Ministério da Saúde, bem como o adicional de insalubridade garantido agora por lei.

Para ter respaldo durante as viagens, a Frente se reuniu na semana passada com o presidente do TCE, Antônio Joaquim cobrando agilidade na análise dos processos de efetivação e a notificação aos prefeitos que não estão respeitando o que determina a lei.

A Frente foi instalada na Assembleia Legislativa, em junho do ano passado, por iniciativa do deputado Dr. Leonardo. Médico de profissão, ele destacou a importância desses profissionais na saúde pública e lamentou o fato de eles não terem o devido reconhecimento. “A Frente foi criada para defendê-los e garantir os seus direitos. Ao final dos trabalhos, faremos um relatório conclusivo e recomendativo ao Governo do Estado, propondo a criação de uma lei que regulamente definitivamente o piso salarial e o regime de contratação, proporcionando a eles a garantia e segurança”, informou.

Contudo, há municípios como Cáceres, por exemplo, que já houve entendimento entre categoria de prefeitura, com a elaboração de um projeto de lei de ambas as partes. O objetivo da Frente agora é fazer audiências públicas em todas as regiões de Mato Grosso, levando o esclarecimento tanto aos gestores, quanto aos agentes. “Vamos convocar todas as prefeituras de cada região para chegarmos ao entendimento, com base no diálogo e no acordo, como ocorreu em Cáceres”, disse Dr. Leonardo.




fonte: Lis Ramalho



anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Com eficiência ímpar, as funcionárias da Biblioteca Municipal de Cáceres, Carla Kruger e Divina Aparecida Santos Conchev, estão sempre buscando divulgar com dinâmica e eficiência aos frequentadores da casa de cultura da Rua Padre Casimiro, as atividades lúdicas do estabelecimento, voltado à salutar pratica da leitura e pesquisas.  Registramos marcando mais um golaço no placar da vida Wellyngton Maciel, que recebe os abraços calorosos da companheira Darlene, da mãe Isabel, do filhão Samuel e do rol de amigos.  Que essa data se reproduza por muitos anos, sendo festejada com saúde e felicidades são os nossos votos.  Ilustrando a página hoje, a simpática professora Elaine Glerian, do corpo docente da Escola Estadual Onze de Março, (antiga Ceom) na disciplina de química, articuladora do Projeto Parlamento Jovem no estabelecimento de ensino de Cáceres, que teve este ano um aluno selecionado.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados