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Procons de todo estado discutem direitos do consumidor em reunião técnica
Data:18/02/2017 - Hora:10h34
Mayke Toscano/Gcom-MT Cerca de 90 coordenadores e colaboradores de Procons de todo o estado estiveram em Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira (16.02 e 17.02), participando da 22ª Reunião Técnica de Procon e 6ª Reunião do Fórum dos Procons Mato-Grossense. O evento, promovido pelo Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), tem o objetivo de discutir assuntos relacionados à defesa do consumidor e à atuação do órgão fiscalizador. Durante a abertura do evento, que ocorreu no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa (ALMT), o secretário-adjunto de Justiça, Enéas Correa Figueiredo Júnior, destacou a importância da capacitação para os coordenadores e servidores dos Procons, especialmente para os dirigentes que assumiram as unidades municipais há pouco tempo, com a troca de gestão das prefeituras. “É um momento de compartilhar conhecimentos, de buscar atualização e articulação para qualificar ainda mais a defesa do consumidor de Mato Grosso”, salientou o secretário. A superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, lembrou que o Procon hoje é uma das instituições públicas de maior credibilidade junto à população. “Queremos trocar experiências para poder qualificar ainda mais o atendimento dos Procons. Nosso índice de resolução é de 80%. Isso significa que de cada 10 casos que chegam ao órgão, oito são resolvidos”, declarou Gisela, informando que além de discutir em conjunto o dia a dia do trabalho dos Procons, também serão pensadas e traçadas estratégias para uniformizar procedimentos para o Estado. Para o presidente do Fórum dos Procons Mato-grossense e coordenador do Procon de Tangará da Serra, Magno César Ferreira, o encontro traz ainda mais crescimento para os coordenadores, especialmente para aqueles que assumiram os Procons este ano. “O objetivo do Fórum é trabalhar para fortalecer ainda mais a defesa do consumidor em Mato Grosso”, declarou. Também para a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon de Barra do Garças, Mireli Alves, as reuniões técnicas são muito importantes para aperfeiçoar o trabalho do órgão. “Vamos discutir, ainda, os principais problemas que os consumidores levam aos Procons”, informa. Após a abertura, a reunião prosseguiu com a palestra “A promoção da defesa do consumidor no Brasil e o papel dos Procons”, com a superintendente Gisela Simona. Durante a tarde, também foram trabalhados os temas: atendimento e conciliação e gestão de processos administrativos, entre outros. O encontro na sexta-feira (17.02), começou com a Reunião do Fórum dos Procons Mato-grossense. Em seguida, foram discutidos temas como fiscalização e monitoramento de mercado; planejamento orçamentário e educação para o consumo e apresentados os sistemas de atendimento do Procon (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec – e a plataforma www.consumidor.gov.br); e a Carta de Informações Preliminares (CIP) eletrônica. Às 10h30, aconteceu a palestra “Energia elétrica e a solução legal para as demandas mais recorrentes no Procon”, com o ouvidor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), Fenando Gadens. Na parte da tarde, aconteceu as discussões sobre as principais reclamações/denúncias recebidas pelos órgãos de defesa do consumidor. fonte: Solange Wollenhaupt/Procon/Sejudh-MT » COMENTÁRIOS
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