Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
MPF/MT instaura inquérito para investigar improbidade administrativa em convênio entre estado e Mini
Data:15/02/2017 - Hora:14h26

Passados seis anos da assinatura do convênio e dos repasses, as obras do sistema de drenagem previstos para um bairro na capital não foram concluídas

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) investiga supostos atos de improbidade administrativa em relação a um convênio firmado entre o estado de Mato Grosso e o Ministério das Cidades. Depois de seis anos da assinatura do acordo, as obras do sistema de drenagem, para qual o recurso havia sido destinado, ainda não foram concluídas.

Para apurar o caso, foi instaurado o Inquérito Civil nº 1.20.000.001884/2016-47 que teve como base a ação civil pública nº 2230-07.2013.4.01.3600, na qual ficou constatado que o estado obteve os recursos federais em 2010 para realizar a obra de sistema de drenagem de águas pluviais no Condomínio Domingos Sávio Brandão.

A ação civil foi proposta pelo MPF/MT contra a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Construtora Lorenzetti, tendo como objeto a correção do sistema de drenagem de águas pluviais no Condomínio Sávio Brandão, pertencente ao Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Na ação, ficou evidente que não foi levado em consideração na elaboração do projeto e durante as obras que o local onde o condomínio foi construído alagava em períodos de chuva, justamente pela falta de drenagem.

Quando o residencial foi entregue, em 2010, a CEF entrou em negociação com o estado de Mato Grosso para que este se responsabilizasse em fazer as obras de drenagem. Para isso, seriam utilizados os recursos resultantes do Convênio 78864/2010, firmado com o Ministério das Cidades para execução de obras de infraestrutura em vários municípios no estado.

Em 2012, foi então realizada a concorrência pública para a escolha da empresa que realizaria a obra. A vencedora foi a Trimec Construções e Terraplanagem Ltda, sendo que, em 29 de junho daquele ano, foi dada a autorização para que as obras tivessem início. O prazo de entrega seria de 90 dias corridos. Acontece que o serviço foi terceirizado pela empresa vencedora para a Construtora Irmãos Lorenzetti Ltda, ou seja, a empresa que já era ré na Ação Civil.

Passado pouco mais de um ano, em 30 de agosto de 2013, foi assinado o termo de rescisão do contrato entre a Trimec e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA/MT) pelo fato da empresa ter desistido da obra, que até aquele momento não havia sido iniciada.

No ano seguinte, um novo aviso de licitação de tomada de preços foi publicado pelo estado de MT. Neste caso, a empresa vencedora foi a Terranorte Engenharia Serviços Ltda. Mais uma vez, um ano e nove meses depois, um relatório emitido por um servidor da SINFRA apontava que as obras ainda não haviam sido iniciadas.

Já em 2016, mais especificamente em abril, uma ordem de reinício das obras foi emitida pelo estado, não havendo outras informações da continuidade ou conclusão dos trabalhos.




fonte: Assessoria



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados