Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Artistas Anônimos
Data:10/02/2017 - Hora:08h42

Dizem que artista não nasce, IEPüe; não morre, sai de cena; Realmente, a maioria quando ascende ao sucesso, torna-se ícone de tietes, foco da grande mídia e se, inteligente, colhe os louros da fama na riqueza merecida. Claro, que mesmo com a pirataria, os atravessadores de direitos autorais, alguns sobrevivem e poucos chegam ao Olimpo.

Dentre os artistas, os mais injustiçados são os compositores, autores de musicas, para quem não conhece, os verdadeiros e reais Pais das Crianças, (as musicas) que adotadas pelos cantores, esquecem do genitor, o compositor, artista anônimo, criador e gerador da musica, a composição musical, trocando em miúdos.

Se o leitor analisar, nos dará razão, senão vejamos: o pintor assina a tela, o quadro, que mesmo pirateados, mantém o nome pelo falsário, pelo valor autografado; o escritor tem seu nome na capa, contracapa e ou lombeira do livro; o cantor, ah, este é destaque na capa do CD, do DVD, etc; o maestro, este é figura frontal da orquestra e assim por diante.

Já o oposto, o compositor, na grande maioria é simplesmente ignorado, deste pelos calouros às estrelas dos hit’s, nos programas de radio, TV e auditórios. O cara pega o microfone e com voz empostada, diz: “vou cantar uma musica da Xuxa, do Luan Santana, do Chitão e Chororó”, e assim a fila anda, ninguém sabe ou se preocupa em saber o nome do autor, do compositor da musica, o Pai da Criança.

Alguém deve se lembrar do Fio de Cabelo”, mas nunca disse que este sucesso nacional foi composto por Darci Rossi, que por sinal, faleceu no dia 20 de janeiro último e sequer foi lembrado numa linha da mídia. O que dizer de Índia”, aquela da pele morena, da boca pequena que todos gostariam de beijar enquanto ouvem e dançam. Mas quem dançou foi o autor, compositor desta bela guarania paraguaia, aliás, dois, José Assuncion Filho e Manuel Ortiz Guerrero, cuja musica foi abrasileirada na letra pelo saudoso José Fortuna.

Do radialista de barranco aos apresentadores globais, o descaso com os compositores tem sido algo criminoso lamentável, digno de repudio por discípulos de Caio Mecenas, o grande padroeiro dos artistas, poetas e músicos. Pela lógica, indispensável seria a referencia ao compositor antes da apresentação de sua musica, sob pena de multas aos omissos, cujo percentual fosse destinado aos autores vitimas, como forma de se atenuar o dano sofrido.

Como estamos no reino do faz de conta, o tupiniquinópolis, onde são muitos os deveres e mínimos os direitos, a pratica desafinada e lesiva aos compositores, figura como mais uma aberração que não merece a atenção da grande mídia, mas não passa em brancas nuvens em nossa análise.

Concluindo, entendemos que o respeito às estrelas Caetano Veloso, Chico Buarque e demais ícones sagrados, deva ser dispensado aos desconhecidos autores de musicas no todo, assim, como ocorre em países sérios, e aos demais artistas, como dito supra, (pintores, escritores etc) afinal, “Á César, o que é de César” e C’est-Fini, Bom Dia.
 




fonte: Da Redação



anuncie JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados