Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
ALMT participa de fórum para debater hidrovias, em Curitiba
Data:08/02/2017 - Hora:09h08
ALMT participa de fórum para debater hidrovias, em Curitiba
Arquivo

Conhecer os benefícios da implantação de hidrovia enquanto opção de transporte de pessoas e de cargas, debater os possíveis impactos ambientais e avaliar a proposta de trazer a Hidrovia Paraguai-Paraná a Mato Grosso são alguns dos objetivos da participação do deputado estadual Dr. Leonardo (PSD) no “Fórum de Discussões Hidroviárias e Portuárias: Perspectivas e Soluções”, que será realizado nesta terça-feira (07/02), em Curitiba (PR).

Dr. Leonardo é entusiasta do movimento de levar para Cáceres (MT) a referida hidrovia, que hoje chega a Corumbá (MS), passando pelo Paraná, comunicando o Brasil aos países Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, permitindo o acesso ao oceano Pacífico por dentro da América do Sul, ao invés de buscar portos no litoral do país, a exemplo de São Paulo.

O Fórum de Discussões Hidroviárias e Portuárias está sendo realizado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Conselho Nacional de Praticagem. Haverá palestras de representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) do governo federal, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), entre outros.

A CST da Hidrovia Paraguai-Paraná

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a criação da Câmara Setorial Temática (CST) da Hidrovia Paraguai-Paraná, que deve ser implantada no próximo mês de março, para avaliar os potenciais benefícios de estender a hidrovia até Cáceres, especialmente economicamente, e estudar os possíveis impactos negativos da aquavia, considerando a fauna e flora pantaneira. Além do deputado Dr. Leonardo, vão compor a CST representantes da sociedade civil organizada, incluindo membros da produção agropecuária, ambientalistas e da Associação Pró-Hidrovia Paraguai - Paraná (APH).

A organizadora da Câmara Setorial Temática da Hidrovia Paraguai-Paraná, Magna Stella Quaresma, garantiu que o custo de transporte por essa via seria de apenas 17% do necessário para uso de rodovias, considerando combustíveis – grande interesse para escoamento da produção agrícola. Segundo a planejadora, para levar a hidrovia até Cáceres não será preciso muita adaptação, já que não há interrupção entre os rios, não há demanda de eclusas (canais para transporte de embarcações em caso de desnível) e há largura e profundidade suficientes para a passagem dos grandes barcos.

Stella explicou que a CST quer questionar se a hidrovia vai prejudicar o Pantanal.  "A hidrovia vai trazer desenvolvimento econômico para Cáceres e região? Há planejamento para receber as transformações sociais com o advento da hidrovia?”, questiona Stella.

Para o deputado defensor da causa, a integração da hidrovia irá beneficiar diretamente 250 mil habitantes da região e indiretamente todo o estado, sonho de muitos mato-grossenses há mais de 30 anos.




fonte: Priscila Mendes/SECOM ALMT



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados