Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 26 de Julho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Dr. Leonardo e esportistas debatem elaboração de um Plano Estadual
Data:24/11/2016 - Hora:08h17
Dr. Leonardo e esportistas debatem elaboração de um Plano Estadual
Fablicio Rodrigues

A elaboração de uma política estadual voltada ao esporte, em Mato Grosso, foi uma das propostas discutidas, durante a Audiência Pública, realizada nesta terça-feira (22), com as federações, associações e entidades esportivas.

O proponente do debate, deputado Dr. Leonardo (PSD) destacou que a criação do Plano Estadual será feito com quem vive o esporte no dia a dia. “Fizemos essa ampla discussão com quem vive o esporte e do esporte, e, ninguém melhor que eles para elencar as necessidades. Portanto, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, composto pelas federações e entidades ligadas a todas as modalidades esportivas, aonde juntos, vamos elaborar essa política estadual, pautados em cima da política nacional”, explicou.

Segundo o parlamentar, após a elaboração do plano, o mesmo será apresentado ao governador do Estado, Pedro Taques, tendo em vista que a proposta deve partir do Executivo. “Por ser visto de iniciativa, vamos apresentar a proposta ao governo. Uma das discussões é um modelo já adotado por outros estados; a captação de recursos pelos clubes e modalidades esportivas, junto aos contribuintes do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Queremos também, criar um mecanismo que incentive as grandes empresas a investirem em nossos times de futebol, basquete, vôlei, caratê e demais modalidades esportivas”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Carlos Alberto Eilert propôs a criação de uma Fundação do Esporte, ao qual a mesma receberia recursos de empresas, com investimento e abatimento no imposto de renda, ICMS, com algumas facilidades para que eles possam investir. “Precisamos buscar outros meios, pois o Estado não tem o mínimo de condição de investimento. Do 1% que ficou definido na 3ª Confederação Nacional que os estados deveriam investir no esporte, Mato Grosso aplicou apenas 0,19%. A criação de uma Fundação seria independente de governo, de política, pois sempre ficamos a mercê, entra governo e sai governo e as coisas mudam”. 

O presidente do Cuiabá Arsenal – time de futebol americano –, Paulo César destacou que uma das principais dificuldades é praças para treinamento e competição dos times. Ele elencou que uma medida que ajudaria a fortalecer o esporte em Mato Grosso é a recriação da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. “Esporte é vida, saúde, educação, segurança. As crianças estão sendo deixadas de lado, gastam-se muito com prisão, segurança pública e assistencialismo, quando na verdade, se cuidarmos das nossas crianças, teremos adultos saudáveis, cidadãos do bem”, salientou. 

A discussão também foi voltada aos atletas com condições físicas limitadas, como por exemplo, os cadeirantes e cegos. O vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Luiz Santana parabenizou a iniciativa do deputado Dr. Leonardo em ampliar a discussão e destacou as dificuldades que os Portadores de Necessidades Especiais passam. 

O Superintendente de Esporte e Lazer, da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, ligada a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Marcio Nogueira disse que o Estado aguarda a aprovação da Política Nacional, que está tramitando no Congresso Federal, para nortear a criação do Plano Estadual. “Essa audiência veio para enriquecer, pois, escutamos todas as demandas e as necessidades que os times passam no dia a dia. As dificuldades são inúmeras, e ainda assim, eles não desistem, pois fazem com amor, o esporte é amor. Queremos auxiliar na elaboração deste plano, pois é a partir dele, que iremos fazer as aplicações e ações de forma estratégica que o governo consiga atender”.




fonte: Lis Ramalho



anuncie LAB. LIDER AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Completou 15 primaveras a linda Maria Eduarda Manzoli que recebeu os amigos e familiares em grande estilo. Que essa data se repita por longos e significantes anos são os nossos votos. Felicidades e muitos anos de vida ao educador físico Flavio da Academia Shen Chuan que ontem trocou de idade. Uma quarta-feira repleta de boas energias a Geany Moraes e toda equipe da CVC Cáceres que oferece  os melhores pacotes para seu passeio ser inesquecível e o melhor com um precinho que cabe no seu bolso. Grande abraço!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados