Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 17 de Junho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
fipe
Dr. Leonardo e esportistas debatem elaboração de um Plano Estadual
Data:24/11/2016 - Hora:08h17
Dr. Leonardo e esportistas debatem elaboração de um Plano Estadual
Fablicio Rodrigues

A elaboração de uma política estadual voltada ao esporte, em Mato Grosso, foi uma das propostas discutidas, durante a Audiência Pública, realizada nesta terça-feira (22), com as federações, associações e entidades esportivas.

O proponente do debate, deputado Dr. Leonardo (PSD) destacou que a criação do Plano Estadual será feito com quem vive o esporte no dia a dia. “Fizemos essa ampla discussão com quem vive o esporte e do esporte, e, ninguém melhor que eles para elencar as necessidades. Portanto, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, composto pelas federações e entidades ligadas a todas as modalidades esportivas, aonde juntos, vamos elaborar essa política estadual, pautados em cima da política nacional”, explicou.

Segundo o parlamentar, após a elaboração do plano, o mesmo será apresentado ao governador do Estado, Pedro Taques, tendo em vista que a proposta deve partir do Executivo. “Por ser visto de iniciativa, vamos apresentar a proposta ao governo. Uma das discussões é um modelo já adotado por outros estados; a captação de recursos pelos clubes e modalidades esportivas, junto aos contribuintes do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Queremos também, criar um mecanismo que incentive as grandes empresas a investirem em nossos times de futebol, basquete, vôlei, caratê e demais modalidades esportivas”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Carlos Alberto Eilert propôs a criação de uma Fundação do Esporte, ao qual a mesma receberia recursos de empresas, com investimento e abatimento no imposto de renda, ICMS, com algumas facilidades para que eles possam investir. “Precisamos buscar outros meios, pois o Estado não tem o mínimo de condição de investimento. Do 1% que ficou definido na 3ª Confederação Nacional que os estados deveriam investir no esporte, Mato Grosso aplicou apenas 0,19%. A criação de uma Fundação seria independente de governo, de política, pois sempre ficamos a mercê, entra governo e sai governo e as coisas mudam”. 

O presidente do Cuiabá Arsenal – time de futebol americano –, Paulo César destacou que uma das principais dificuldades é praças para treinamento e competição dos times. Ele elencou que uma medida que ajudaria a fortalecer o esporte em Mato Grosso é a recriação da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. “Esporte é vida, saúde, educação, segurança. As crianças estão sendo deixadas de lado, gastam-se muito com prisão, segurança pública e assistencialismo, quando na verdade, se cuidarmos das nossas crianças, teremos adultos saudáveis, cidadãos do bem”, salientou. 

A discussão também foi voltada aos atletas com condições físicas limitadas, como por exemplo, os cadeirantes e cegos. O vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Luiz Santana parabenizou a iniciativa do deputado Dr. Leonardo em ampliar a discussão e destacou as dificuldades que os Portadores de Necessidades Especiais passam. 

O Superintendente de Esporte e Lazer, da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, ligada a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Marcio Nogueira disse que o Estado aguarda a aprovação da Política Nacional, que está tramitando no Congresso Federal, para nortear a criação do Plano Estadual. “Essa audiência veio para enriquecer, pois, escutamos todas as demandas e as necessidades que os times passam no dia a dia. As dificuldades são inúmeras, e ainda assim, eles não desistem, pois fazem com amor, o esporte é amor. Queremos auxiliar na elaboração deste plano, pois é a partir dele, que iremos fazer as aplicações e ações de forma estratégica que o governo consiga atender”.




fonte: Lis Ramalho



AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Destaque VIP de hoje endereçado as Musas da Pesca e do FIPe, Juliana Nicodemos Bruzon  e Elizandra Silva Maciel,  presença marcante durante o Festival desfilando a beleza, simpatia e charme da mulher pantaneira. Grande abraço e um excelente fim de semana.  Hoje as flores multicoloridas são dedicadas especialmente a aniversariante Maria Izabel Fernandes, pessoa querida que recebe os abraços dos seus colegas, amigos e familiares. Espero que tenha um dia especial e repleto de alegrias e uma vida de felicidade e sucesso. Que nunca lhe falte alegria, paz, amor e saúde. Tim tim!!! Ela arrasa e hoje recebe nossos aplausos pela profissional nota 1000 que é. Nosso reconhecimento a radialista Meire Maciel que foi a voz do FIPe 2018. Sucessos sempre!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados