Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 26 de Julho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Deputado Dr. Leonardo discute criação de uma universidade em San Matias
Data:01/11/2016 - Hora:13h09
Deputado Dr. Leonardo discute criação de uma universidade em San Matias
Assessoria

O deputado Dr. Leonardo recebeu nesta semana, a visita da vice-reitora da Universidade de Aquino Bolívia (Udabol), Claudia Camacho e o cônsul da Bolívia, Emilio Tamayo. As discussões foram sobre parcerias entre o Governo do Estado de Mato Grosso com o país vizinho, na questão da educação e saúde.

Uma das pautas foi referente a um acordo, no intuito de oportunizar os estudantes brasileiros que cursam medicina na Bolívia, a fazerem a residência nos hospitais de Mato Grosso. Também participaram da reunião, o secretário de Estado de Saúde, João Batista e representantes do Poder Executivo.

Outra questão em debate foi o intercâmbio acadêmico, com a possibilidade de estudos, não só em medicina, mas em outras áreas. Essa discussão, segundo o parlamentar, será estendida junto a Universidade de Mato Grosso (Unemat). “Vamos tentar um acordo, não só em medicina, mas, em outras áreas também”, ressaltou.

Dr. Leonardo se diz honrado por ser o interlocutor desses diálogos entre Brasil/Bolívia. “Era isso que faltava, criarmos relações diplomáticas verdadeiras com o país vizinho. O governador Pedro Taques iniciou essa proximidade com a Caravana da Integração e agora, eu, como vice-líder deste governo e representante eleito por Cáceres faço o intermédio dessas conversações”, destacou.

Na reunião foi debatida ainda a construção de uma universidade em San Matias. “É a entrada oficial da Bolívia por Mato Grosso e é a única cidade de fronteira que não possui uma universidade. Temos muitos mato-grossenses que estudam e moram na Bolívia. Com a criação de uma universidade em San Matias será mais fácil e mais viável aos nossos cidadãos que pretendem cursar no país vizinho”, salientou.

O cônsul da Bolívia informou ao deputado Dr. Leonardo sobre uma parceria com a Udabol, que concedeu 10 bolsas aos estudantes de Mato Grosso. Outra ação que Emilio Tamayo destacou foi as aulas de espanhol gratuitas que o consulado está oferecendo aos alunos de uma escola estadual de Cáceres e vai estender aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos hospitais da cidade. Em San Matias, os bolivianos já começaram a ter aulas de português. 

“Muito importante capacitar as nossas crianças, bem como os profissionais da saúde, pois muitos bolivianos vêm a Cáceres para fazer consultas médicas e as dificuldades de se comunicar são muitas. O consulado está de parabéns, pois os amigos bolivianos também estão tendo aulas de português para que eles possam nos receber quando nós, brasileiros, formos até o seu país”, disse. 

Câmara Setorial Temática

Cada vez mais, o deputado Dr. Leonardo vem estreitando relações com o país vizinho. Nesta quinta-feira (27), realizou uma audiência pública, em Cáceres, para discutir a Fitossanidade e Saúde Animal na Fronteira. Estiveram presentes o prefeito de San Matias, Fábio Olivares, o presidente da Câmara Municipal e demais autoridades bolivianas. Esta audiência foi mais uma ação da Câmara Temática que discute Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e Fronteira Brasil/Bolívia.

Dr. Leonardo anunciou durante a audiência, que a Câmara Temática está terminando um estudo, junto ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e após a conclusão deste estudo, ele convocará as autoridades mato-grossenses para visitar a fronteira. Outra ação será a realização da primeira audiência pública internacional.

“Fronteira não é só mazelas, temos também possibilidades de negócios de comércio exterior, com um potencial de consumidor grande, tendo em vista que só a cidade de Santa Cruz tem mais habitante que Mato Grosso inteiro. A audiência pública entre os dois países será para estreitar mais ainda os laços e também discutir as dificuldades e possíveis acordos”, finalizou.




fonte: Lis Ramalho



LAB. LIDER AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Completou 15 primaveras a linda Maria Eduarda Manzoli que recebeu os amigos e familiares em grande estilo. Que essa data se repita por longos e significantes anos são os nossos votos. Felicidades e muitos anos de vida ao educador físico Flavio da Academia Shen Chuan que ontem trocou de idade. Uma quarta-feira repleta de boas energias a Geany Moraes e toda equipe da CVC Cáceres que oferece  os melhores pacotes para seu passeio ser inesquecível e o melhor com um precinho que cabe no seu bolso. Grande abraço!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados