Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 26 de Julho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
AMM apresenta conquistas e desafios do municipalismo a prefeitos eleitos e reeleitos
Data:28/10/2016 - Hora:08h03
AMM apresenta conquistas e desafios do municipalismo a prefeitos eleitos e reeleitos
AMM

AMM apresenta conquistas e desafios do municipalismo a prefeitos eleitos e reeleitos

 

 

Agência de Notícias da AMM

 

As conquistas do movimento municipalista nos últimos anos foram apresentadas pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, durante o Encontro com os Novos Gestores Mato-grossenses, realizado nesta quinta-feira (27), em Cuiabá.

O evento, que contou com a presença de cerca de 80 prefeitos eleitos e reeleitos, foi promovido pela AMM com o objetivo de debater os desafios que os gestores irão enfrentar nos próximos quatro anos.

Fraga citou a aprovação no Congresso Nacional do aumento de 1% do Fundo de Participação Municípios e a luta para garantir o repasse às prefeituras, que ocorreu de forma parcelada entre os anos de 2015 e 2016.

Ele frisou, ainda, as mobilizações junto ao governo federal para a transferência do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), da qual o estado é o maior beneficiado do país. “Também precisamos destacar a conquista do Fundo Estadual de Transporte e Habitação, que tem garantido o trabalho de manutenção das estradas não pavimentadas em todo o estado”, assinalou.

De acordo com Neurilan, a união dos gestores e o respaldo das entidades representativas dos municípios, como a AMM e a Confederação Nacional dos Municípios, foram essenciais para os avanços nas mobilizações. “A união dos prefeitos é fundamental para que o movimento municipalista continue avançando em nível estadual e federal, para garantir recursos às prefeituras”, reforçou.

O presidente da AMM também apresentou aos novos gestores os serviços que a entidade presta aos municípios, como atendimentos nas áreas Técnica, de Apoio, Jurídico, Capacitação, Projetos, Institucional, Diário Oficial e Desenvolvimento Econômico, além de outras áreas. 

O desafio da AMM será reativar e fortalecer os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social. A intenção é, em conjunto, encontrar alternativas para desenvolver as microrregiões e as receitas próprias dos municípios. “Os prefeitos não podem mais viver com o pires na mão, se humilhando para conseguir atender aos munícipes”, disse ele.

Neurilan destacou, ainda, a importância da participação dos gestores no encontro, principalmente aqueles que assumirão o cargo pela primeira vez. “É muito importante que os próximos gestores conheçam a realidade financeira dos municípios e se preparem para os desafios inerentes à gestão pública”, assinalou.

         O Encontro com Novos Gestores Mato-grossenses abordou vários temas inerentes à gestão pública, apresentados por representantes dos poderes legislativo, judiciário, entre outros. O senador Wellington Fagundes falou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e projeto da Cide Combustível. O deputado federal Fábio Garcia abordou os desafios do país para superar a crise financeira, atuação da bancada e projetos em tramitação no Congresso Nacional.  

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antonio Joaquim, destacou a parceria entre a AMM e o TCE para garantir orientação técnica aos prefeitos.

O presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso, juiz José Arimatéa Neves, apresentou aos novos gestores o convênio assinado com a AMM, para realização de capacitações em diversas áreas.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Marcos Machado, falou sobre o Projeto de Lei para criação do Conselho e Fundo Municipal de Combate às Drogas.

O encontro também contou com a participação do membro da Comissão do Orçamento do Senado Federal, Rafael Fraia, que fez uma apresentação sobre a obtenção de recursos federais.




fonte: Agência de Notícias da AMM



anuncie anuncie aqui LAB. LIDER
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Completou 15 primaveras a linda Maria Eduarda Manzoli que recebeu os amigos e familiares em grande estilo. Que essa data se repita por longos e significantes anos são os nossos votos. Felicidades e muitos anos de vida ao educador físico Flavio da Academia Shen Chuan que ontem trocou de idade. Uma quarta-feira repleta de boas energias a Geany Moraes e toda equipe da CVC Cáceres que oferece  os melhores pacotes para seu passeio ser inesquecível e o melhor com um precinho que cabe no seu bolso. Grande abraço!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados