Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Comitê do Fogo planeja ações para 2017
Data:20/10/2016 - Hora:10h11
Comitê do Fogo planeja ações para 2017
Assessoria/SEMA

Comitê do Fogo planeja ações para 2017

 

 

 

 

Rose Domingues/Sema-MT 

 

As instituições que compõem o Comitê do Fogo reuniram-se esta semana para fazer um balanço das ações do período proibitivo deste ano e já deliberar ações para o próximo.

A proposta é aperfeiçoar as parcerias com demais instituições estaduais, federais e municipais, e também com o setor produtivo, com o intuito de reduzir as ocorrências de incêndios florestais em Mato Grosso.

Conforme o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), André Baby, é primordial o início do planejamento com encaminhamentos que visem dar maior eficiência ao trabalho, especialmente na prevenção. Ele também destaca a importância da divisão de tarefas e de investimentos, para que não se concentrem apenas nas Secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública (Sesp) e no Corpo de Bombeiros. “Todos serão convidados a participar e somar conosco, inclusive o cidadão”.

O balanço operacional realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) durante o período proibitivo, de 15 de julho a 4 de outubro deste ano, identificou 523 ocorrências atendidas. Foram 7,7 mil hectares de área fiscalizada e 6,2 mil ha de áreas autuadas no estado. Desse total, cerca de 2 mil ha eram área de desmatamento ilegal e 355 ha de exploração seletiva. Foram apreendidos quatro tratores de esteira, dois tratores de pneus, dois veículos e 18 m³ de madeiras em toras.

Para o tenente coronel Paulo André Barroso, comandante do BEA, é importante reforçar as ações de prevenção, com treinamentos, formação de brigadas, campanhas junto às comunidades rurais e produtores, pois o custo para a sociedade é muito menor. “Apagar fogo mobiliza uma grande estrutura do Estado, com veículos, aeronaves, homens altamente capacitados, o que é inviável economicamente e todos nós pagamos essa conta indiretamente”.

De 1º de janeiro a 4 de outubro, foram registrados 25,6 mil focos de calor em Mato Grosso. Embora na comparação com o mesmo período do ano passado o valor seja apenas 9,6% maior, esse total colocou o estado em primeiro lugar no ranking entre os nove estados da Amazônia Legal, seguido pelo Pará, que registrou 13 mil focos, ou seja, metade do total de Mato Grosso.

A reunião foi realizada no final da tarde de segunda-feira (17.10), no gabinete da Sema, com a participação de representantes da Sesp, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil (PJC), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).




fonte: Rose Domingues/Sema-MT



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados