Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Torne-se um doador de medula
Data:20/10/2016 - Hora:10h09

Outubro rosa e outras campanhas de conscientização simplesmente passam desapercebido para grande parte da população. É como uma surdez/cegueira seletiva. Muitas vezes, isso só muda quando temos próximos a nós uma pessoa que realmente precisa receber algum tipo de doação.

Além de ignorar tal necessidade humana, muitas pessoas têm uma ideia completamente equivocada a respeito de como esses processos ocorrem. Quando se fala em doação de medula óssea, que pode beneficiar o tratamento de mais de 80 doenças, para muitos pode parecer um ato complicado, que envolveria até mesmo retirar uma parte da medula do doador.

Mas, a verdade é que o processo é muito mais simples e pode beneficiar alguém que está ao seu lado.

Segue abaixo algumas informações importantes para quem se despuser a se tornar um doador de medula:

1. Quem pode doar?

Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). 

2. Como é feita a doação

Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. 

3. Onde e quando doar

É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea no Hemocentro de Cuiabá, Rua 13 de Junho, 1055. Centro. Telefone de contato: (65) 3321 0351.

4. Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, o material doado é retirado do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. 

 

Maria Rita Ferreira Uemura é jornalista, empresária, diretora da empresa de eventos de aventura ULTRAMACHO e escreve exclusivamente toda quinta-feira neste Blog (www.ULTRAMACHO.com.br) - e-mail: ferreirauemura@gmail.com

 




fonte: Maria Rita Ferreira Uemura



JBA rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados