Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Promessas prometidas
Data:19/08/2016 - Hora:10h41

Começou a campanha eleitoral de prefeitos e vereadores. É tempo de muitas promessas desesperadas e até desconectadas da área e de ação das prefeituras. 

Os candidatos a vereadores normalmente fazem muitas promessas enlouquecidas, pelo fato de não conhecerem os limites de ação do cargo.

Na eleição de parlamentares federais em 2012 o candidato a deputado federal por São Paulo, o Tiririca brincou com isso.

“Vou lá saber o que faz um deputado federal e depois conto pra vocês”. Certamente descobriu, gostou e não contou. Mas é com os prefeitos que a coisa pega, porque a sua ação depois de eleitos afetará profundamente a vida dos cidadãos da sua cidade.

Na eleição de prefeito em Cuiabá já começaram as loucuras de promessas. Há quem prometa passagens gratuitas nos ônibus coletivos. Há quem prometa retomar a Sanecap e retorná-la à condição de empresa pública.

Há quem prometa consertar a segurança pública. E há quem prometa transformar o VLT numa obra municipal. O que isso revela, perguntaria o leitor? Revela o despreparo de conhecimentos dos problemas da capital.

Porém, muito pior, revela a falta de planejamento efetivo e eficiente para ser aplicado à gestão. Corremos o risco de eleger um prefeito que repetirá a velha estória repetida milhares de vezes: o primeiro ano passa criticando o antecessor.

No segundo lança algumas obras ao acaso, no terceiro passa conversando e no quarto entra em nova campanha eleitoral. De concreto fica muito pouco.

O planejamento seria essencial, mas teria que ser construído durante muito tempo antes da construção da candidatura. Aliás, a candidatura seria conseqüência do planejamento e não o contrário.

A título de informação ao eventual leitor descuidado. Segurança é um assunto de competência do governo estadual e do governo federal. Ônibus não pode circular de graça porque o município não pode por lei, dar passagens de graça.

Precisa ter um plano de transporte coletivo pra enquadrar eventual gratuidade ou subsídio. A educação fundamental cabe ao município. A média ao governo estadual e a terceiro grau ao governo federal. Qualquer interferência aí do tipo “eu quero” ou “eu prometo”.

Promete-se o improvável, elege-se e depois? Caos, naturalmente.....

 

ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso.




fonte: ONOFRE RIBEIRO



anuncie aqui rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados