Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
A travessia de dois bufões
Data:19/07/2016 - Hora:07h25

Atenção, Senhoras e Senhores! Que rufem os mochos e toquem as violas de cocho. Abram as cortinas. Vai começar a descortina da vida de Liu Arruda, em "A Travessia de Um Bufão". O maior de todos os espetáculos. Algo jamais visto e, claro, esquecido. Uma das melhores histórias da cultura cuiabana, contada por ninguém mais, ninguém menos, do que Ivan Belém - figura que dividiu os palcos da vida com nosso maior expoente da comédia local.

Assim, na última semana fui plateia. E em plena Assembleia, no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, vi o teatrólogo lançar uma verdadeira epopeia. Nas 184 páginas saborosas de uma pesquisa minuciosa, nosso talentoso Ivan – nascido, crescido e criado na Lixeira, um dos redutos da ‘cuiabania’ – prestou um grande serviço à cultura mato-grossense, ao revelar a saga do grupo Gambiarra e a trajetória do nosso inesquecível “Chico Anísio pantaneiro”. Eram os idos de 80, quando a irreverência e o deboche tomaram conta de bares, ruas e avenidas da cidade. Difícil era segurar o riso, que corria frouxo na face.

Tendo como base da expressão artística o teatro, Liu Arruda (1957-1999) transformou o seu tempo, com base na reflexão causada pelas diversas linguagens que abraçava, libertando-nos dos paradigmas sociais daquele tempo. Logo, como todo gênio, foi um ser iluminado. Passou rápido como um lampejo. Homem além do tempo. Transcendental. Especialmente regional. Um propagador do linguajar cuiabano. Ah, que saudades de vê-los livres ao ar.

E o bom do teatro é que ele é assim, sem limites. Ultrapassa os muros e derruba as barreiras sociais. Como um grande arquiteto que constrói a urbe, Liu edificou multidões com seu “djeito” engraçado e provocativo. Nas mil faces, um mesmo homem. Integro. E por momentos, mulher. Na vida real, o também multifacetado Elonil de Arruda que, além de comediante, foi jornalista, professor, ator, cantor e diretor.

De sua cartola surgiu personagens como Comadre Nhara, sua mais conhecida retratação de uma mulher cuiabana que vivia espiando as pessoas pela janela de casa e fazendo fofoca. Juca era um homem cuiabano inspirado no próprio pai. Sinhá Dedê era uma empregada doméstica. Com peruca loira, Liu se travestia de Ramona, uma garota cuiabana que queria fazer tudo para estar na moda. E Gladstone, um hippie hilário criado pelo artista. A cada um desses ‘Lius’, páginas de um novo capitulo de sua história escritas pelo amigo Ivan Belém, que mantém as cortinas sempre abertas. Aplausos!

Emanuel Pinheiro: é deputado estadual pelo PMDB em Mato Grosso

 




fonte: Emanuel Pinheiro



AREEIRA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados