Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
A Rotina de Salvar Vidas
Data:02/07/2016 - Hora:07h58
A Rotina de Salvar Vidas
Web

Hoje é um dia especial que a gente não poderia jamais esquecer, o Dia Nacional dos Bombeiros, corporação responsável por salvar vidas, por vezes arriscando-se a sacrificar a própria, algo raro nos dias atuais. Pesquisas revelam  que o Bombeiro  é o profissional mais confiável no mundo.  No Brasil com 98% os bombeiros lideram como a profissão mais confiável, seguida de carteiros, professores, médicos...E a menos confiável liderando o ranking estão os políticos, seguidos de executivo de bancos. Essa mesma pesquisa realizada nos Estados Unidos e na Europa revelou também que a profissão mais confiável é o Bombeiro, seguida por professores, diretores de empresa e as menos confiáveis configura também em primeiro lugar os políticos.

Como se conta na história foi por essa confiança,  pelas  demonstrações de gratidão do povo brasileiro pelas constantes provas de valor e bravura dos integrantes dessas Corporações Militares do Corpo de Bombeiros que foi instituída a data de 02 de Julho como sendo o Dia Nacional dos Bombeiros no ano de 1954 por força do decreto federal nº 35.309.

Não por acaso, sendo por este altruísmo e outras ações não menos dignificantes, os Bombeiros representam um dos únicos órgãos respeitáveis em todo o planeta, desde a mais remota antiguidade, quando foi criado até os nossos dias atuais.   

No Brasil pelo Decreto Imperial n° 1775 de 2 de Julho de 1856 assinada por D. Pedro II,  regulamentava, pela primeira vez no país, o serviço de extinção de incêndio, época em que o badalar dos sinos, homens, mulheres e crianças ficavam em fila e, do poço mais próximo iam os baldes passando de mão em mão, até chegarem ao local do incêndio e um dia um homem emprestou sua bomba d'água manual para auxiliar na extinção de um incêndio, daí surgiu a palavra bombeiro.

Nestes últimos 160 anos, as organizações de bombeiro de toda a nação se ampliaram e passaram de exclusivos combatentes de incêndio para grupos especializados que atuam de forma diversificada com foco na ação preventiva.

Com o passar dos anos, além da evolução de equipamentos  os bombeiros passaram a contar com a imprescindível força da mulher em sua corporação, mas independente de sexo, ser bombeiro é superar a própria dimensão pessoal/profissional, exercendo a função como um sacerdócio, honrando o dístico destemor à vida, amor ao próximo, inserido no brasão da corporação e impregnado na alma daqueles que abraçam esta causa, mais que uma simples profissão.

Nesta data importante, o Dia Nacional dos Bombeiros, nossa saudação especial à corporação. Finalizando, nossa deferência especial aos bombeiros de Cáceres, que foi criada pelo Decreto nº 5.428 de 1º de dezembro de 1.994, ativada pela Portaria nº 43 do mesmo ano, e inaugurada no dia 6 de dezembro de 1994.  Saudação extensiva à todos abnegados Soldados do Fogo, desde o mais simples soldado aos mais graduados da briosa e aguerrida corporação, pela importante data festiva. Nosso Bom Dia!




fonte: Rosane Michelis



JBA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados