Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Funcionamento do Aterro Sanitário em Cáceres é anunciado pelo Diretor da Águas do Pantanal
Data:29/06/2016 - Hora:10h40
Funcionamento do Aterro Sanitário em Cáceres é anunciado pelo Diretor da Águas do Pantanal
Arquivo

Um tema recorrente na maioria dos municípios brasileiros, a correta gestão do lixo urbano, ganha novos patamares no município de Cáceres. No próximo dia  01, a Prefeitura Municipal, através da  Autarquia Águas do Pantanal, vai iniciar o tão esperado funcionamento das atividades do Aterro Sanitário, que propõe no novo formato, a coleta seletiva de detritos. 

Um projeto iniciado em 2004, que foi paralisado diversas vezes por questões financeiras e ambientais e retomado pela atual administração, que enfim inicia sua operação.

Com um custo operacional de aproximadamente  R$ 100 mil, o aterro necessita de um plano de gestão  de resíduos auto sustentável para seu funcionamento.

Segundo o diretor da  Águas do Pantanal, Paulo Donizete , este plano já está definido. E acrescenta que, através da participação da sociedade na contribuição da taxa de lixo está sendo possível dar este salto na qualidade de vida da população. O diretor alerta que a coleta seletiva será gradativa e que no começo grande parte do lixo despejado no aterro será formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorria no município, será comum agora no início,  encontrar plásticos, vidros, metais e papéis descartados no local.

Paulo informa ainda, que com o Aterro sanitário ativo, o “Lixão” que recebe todos os tipos de dejetos a céu aberto será desativado.  “O “Lixão” é nocivo ao ambiente, despeja um lixo tóxico na superfície, o chorume, que facilmente se infiltra no solo, contaminando o lençol freático. Já o Aterro sanitário,  é feito em vala profunda, forrada por uma manta que age como impermeabilizante do solo, minimizando os impactos causados ao meio ambiente”, explica Paulo.

Ele  noticia que com a desativação do lixão, o local será gradativamente recuperado.

Com relação aos catadores e cooperativas, todos serão inseridos no processo, com a parceria da UNEMAT, através de um cadastramento já iniciado.

Para o Prefeito Francis Maris Cruz, Cáceres está cumprindo uma Lei Federal que obriga todos os municípios brasileiros a acabarem com os lixões a céu aberto e construir aterros sanitários. Francis avalia  que com isso ganha à população e o meio ambiente. “Temos que preservar as nossas riquezas naturais, os nossos atrativos, os nossos mananciais hídricos, já estava na hora de mudarmos nossa coleta ”.

Para ele,  o bom funcionamento do Aterro, depende da comunidade, pois ela precisa se conscientizar que o projeto precisa do engajamento de todos os munícipes, principalmente na hora de  separar os resíduos sólidos orgânicos e  recicláveis, é a coleta seletiva. Francis ainda observa, que o Aterro sanitário deve receber os rejeitos que não podem ser reciclados. “Todo o resto deve ser reciclado, contribuindo com o meio ambiente e produzindo renda, para isso é necessária a coleta seletiva. Vamos conscientizar os moradores de Cáceres para separarem seus resíduos, descartar o que não serve e reservar o que é reciclável”, discursa ele.

O prefeito anuncia que junto a essa nova fase da coleta seletiva,  será criado um centro de triagem, onde os catadores de detritos terão inúmeras vantagens, entre elas, cestas básicas, assistência médica e ajuda de custo, dentre outras, através da Autarquia Águas do Pantanal. "O Centro de triagem será no bairro Jardim Aeroporto, na antiga sede da ASSINCRA.

Outra orientação dada pelo prefeito foi o de ter cuidado na separação e proteção de objetos que podem ferir os manuseadores do descarte. “Vidros e  objetos perfuro cortantes devem ser embalados de uma forma que preserve a integridade física dos catadores”, finaliza Francis Maris.




fonte: Assessoria



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados