Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
CANOPUS
Preservação do Meio Ambiente: Um dever de todos
Data:04/06/2016 - Hora:16h35
Preservação do Meio Ambiente: Um dever de todos
Web

O meio ambiente é um dos temas mais comentados da atualidade, em textos, jornais, revistas, sites, blogs, redes sociais.... Desde pequenos  na escola ouvimos que meio ambiente é de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e estão ligadas a vida dos seres humanos. As plantas, os animais e tudo que possui vida própria e faz parte de nosso ecossistema é meio ambiente. Foi determinado até uma data para alusiva ao Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, é oficialmente comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. O artigo 225 da Constituição Federal brasileira assegura a todos os humanos o direito e proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como bem coletivo, indicando ainda o dever de defesa deste meio para as presentes e futuras gerações. Determina ainda que a propriedade rural cumpra a sua função social, atendendo simultaneamente aos seguintes requisitos: aproveitamento racional e adequado; utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; observância das disposições que regulam as relações de trabalho; e a exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

Como estamos  na Semana do Meio Ambiente, oportuno discorrer sua importância e as lesões que o bicho homem pratica contra este setor, que pode ser concebido como o espírito do planeta. Poderíamos explanar páginas e mais páginas sobre o assunto, afinal, o reino tupiniquim, ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e está localizado numa região tropical, além de possuir uma rica biodiversidade.

Como filhos da terra, precisamos urgentemente pensar e tomar atitudes emergenciais para proibir atitudes, que além de estar acabando com o maior patrimônio nacional, que é o meio ambiente, está causando a destruição do próprio ser humano. O desenvolvimento sustentável, a adoção de práticas sustentáveis, é extremamente  necessário, mas acima de tudo é preciso que a população tenha uma maior preocupação e respeito com  o meio ambiente.

Precisamos nos conscientizar que cuidado com o meio ambiente é uma atitude que transcende qualquer idade, função, profissão, classe social ou nível de escolaridade. É dever de todos zelar pelo futuro do planeta, educação ambiental não é assunto só das instituições de ensino, é papel da sociedade e da família como um todo. O respeito ao meio ambiente deve ser mostrado em todas as nossas atitudes cotidianas, lembrando que ao trocamos o cordão umbilical pela respiração, já estamos estabelecendo nossa ligação com o meio, passando a transformá-lo.  A forma que se dará essa transformação é de nossa responsabilidade e será a medida da nossa preocupação com o futuro da espécie humana.

Respeitar o meio ambiente, portanto, é respeitar desde a menor composição do universo a ele em sua totalidade, plantar a semente da sustentabilidade de vida. Se a terra é a nossa  casa, o universo não é o tapete, ele é o quintal de nossa casa, a Terra, trocando em miúdos, respeito ao meio ambiente é respeito ao Universo, é respeitar VOCÊ que faz parte do meio ambiente. É não jogar lixo no Rio Paraguai, nas ruas, avenidas e praças, é dar um basta nas poluições visuais, sonoras e os cambaus, é evitar o desperdício de água, desligando a torneira em atividades diárias como escovar os dentes, lavar pratos ou se barbear, bem como fechar a válvula do chuveiro enquanto se ensaboa, é realizar caronas solidárias ou investir em meios de transportes menos poluentes. Andar de bicicleta ou a pé diminui o nível de emissão de gases nocivos à atmosfera e são ótimos exercícios físicos, é ser gente, coisa que muitos ou esqueceram-se de ser, ou nunca foram mesmo. Assim como acontece com outros aspectos importantes da vida, o meio ambiente também é regido por relações de causa e efeito. Todas as ações positivas que forem tomadas na área ambiental têm grande chance de serem retribuídas pela natureza com benefícios à sociedade, enquanto que medidas predadoras podem corresponder a prejuízos irreparáveis. Nesta semana do Meio Ambiente pelo menos, mostre seu respeito por ele. Bom dia!




fonte: Da Redação



LAB. LIDER anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
social dia 23 e 24 setembro RM Rosane Michelis     Responder| Ontem, 15:00 Corel Particular (corelparticular@hotmail.com)      4 anexos (371 KB)  Baixar tudo  Salvar tudo no OneDrive - Pessoal A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Hoje enviamos o abraço especial a família do nosso leitor assíduo Dr. Rodrigo Perez. Que Deus conserve sempre a união, harmonia e o amor. Com muita festa e alegria os futuros papais Wellyngton Maciel e Darlene Oliveira, receberam os amigos e familiares pela ocasião do Chá de Bebê do Samuel. Tudo lindo e perfeito, agora é só aguardar o grande dia do seu nascimento. Felicidades aos papais. Votos de felicidades e muitos anos de vida ao jovem Pedro Henrique, que trocou de idade e recebeu o carinho especial dos familiares e amigos. Sucessos mil!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados