Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 22 de Junho de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Preservação do Meio Ambiente: Um dever de todos
Data:04/06/2016 - Hora:16h35
Preservação do Meio Ambiente: Um dever de todos
Web

O meio ambiente é um dos temas mais comentados da atualidade, em textos, jornais, revistas, sites, blogs, redes sociais.... Desde pequenos  na escola ouvimos que meio ambiente é de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e estão ligadas a vida dos seres humanos. As plantas, os animais e tudo que possui vida própria e faz parte de nosso ecossistema é meio ambiente. Foi determinado até uma data para alusiva ao Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, é oficialmente comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. O artigo 225 da Constituição Federal brasileira assegura a todos os humanos o direito e proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como bem coletivo, indicando ainda o dever de defesa deste meio para as presentes e futuras gerações. Determina ainda que a propriedade rural cumpra a sua função social, atendendo simultaneamente aos seguintes requisitos: aproveitamento racional e adequado; utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; observância das disposições que regulam as relações de trabalho; e a exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

Como estamos  na Semana do Meio Ambiente, oportuno discorrer sua importância e as lesões que o bicho homem pratica contra este setor, que pode ser concebido como o espírito do planeta. Poderíamos explanar páginas e mais páginas sobre o assunto, afinal, o reino tupiniquim, ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e está localizado numa região tropical, além de possuir uma rica biodiversidade.

Como filhos da terra, precisamos urgentemente pensar e tomar atitudes emergenciais para proibir atitudes, que além de estar acabando com o maior patrimônio nacional, que é o meio ambiente, está causando a destruição do próprio ser humano. O desenvolvimento sustentável, a adoção de práticas sustentáveis, é extremamente  necessário, mas acima de tudo é preciso que a população tenha uma maior preocupação e respeito com  o meio ambiente.

Precisamos nos conscientizar que cuidado com o meio ambiente é uma atitude que transcende qualquer idade, função, profissão, classe social ou nível de escolaridade. É dever de todos zelar pelo futuro do planeta, educação ambiental não é assunto só das instituições de ensino, é papel da sociedade e da família como um todo. O respeito ao meio ambiente deve ser mostrado em todas as nossas atitudes cotidianas, lembrando que ao trocamos o cordão umbilical pela respiração, já estamos estabelecendo nossa ligação com o meio, passando a transformá-lo.  A forma que se dará essa transformação é de nossa responsabilidade e será a medida da nossa preocupação com o futuro da espécie humana.

Respeitar o meio ambiente, portanto, é respeitar desde a menor composição do universo a ele em sua totalidade, plantar a semente da sustentabilidade de vida. Se a terra é a nossa  casa, o universo não é o tapete, ele é o quintal de nossa casa, a Terra, trocando em miúdos, respeito ao meio ambiente é respeito ao Universo, é respeitar VOCÊ que faz parte do meio ambiente. É não jogar lixo no Rio Paraguai, nas ruas, avenidas e praças, é dar um basta nas poluições visuais, sonoras e os cambaus, é evitar o desperdício de água, desligando a torneira em atividades diárias como escovar os dentes, lavar pratos ou se barbear, bem como fechar a válvula do chuveiro enquanto se ensaboa, é realizar caronas solidárias ou investir em meios de transportes menos poluentes. Andar de bicicleta ou a pé diminui o nível de emissão de gases nocivos à atmosfera e são ótimos exercícios físicos, é ser gente, coisa que muitos ou esqueceram-se de ser, ou nunca foram mesmo. Assim como acontece com outros aspectos importantes da vida, o meio ambiente também é regido por relações de causa e efeito. Todas as ações positivas que forem tomadas na área ambiental têm grande chance de serem retribuídas pela natureza com benefícios à sociedade, enquanto que medidas predadoras podem corresponder a prejuízos irreparáveis. Nesta semana do Meio Ambiente pelo menos, mostre seu respeito por ele. Bom dia!




fonte: Da Redação



AREEIRA anuncie aqui LAB. LIDER
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Um click para a gatinha Nicole Brumati Rodrigues Soares, filha do casal Pedro e Rosimar, que encanta a todos com seu jeitinho sapeca de ser. Puro charme e simpatia. Beijinhos!!!!!! Parabenizamos toda a equipe da Prefeitura Municipal de Cáceres, através da SICMATUR que não mediram esforços para que mais um ano o Festival de Pesca fosse sucesso total. Organização, entretenimento, atrações e show de pescaria foi o que se viu durante os cinco dias de festa. Em nome do Prefeito Francis Maris, da Vice-Prefeita Eliene Liberato, do Secretário Junior Cezar Trindade e do guia turístico Claudionor Duarte, parabenizamos a todos que trabalharam direta ou indiretamente para o sucesso do FIPe. Nossos aplausos!!! Festejando data nova a simpática atendente do Laboratório Líder, Vanderleia Rodrigues, a quem desejamos muita saúde e prosperidades. Que Deus lhe conceda muitas vitórias nesse novo ano de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados