Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
CANOPUS
Gari: um profissional de valor
Data:17/05/2016 - Hora:08h29
Gari: um profissional de valor

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz, em média, mais de 90 milhões de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera, aproximadamente, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 kg, dependendo do local em que mora e do poder aquisitivo. Esse lixo é recolhido todos os dias pelo gari. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os Garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.

A denominação Gari data o ano de 1876, quando começou a ser utilizada para denominar os homens que atuavam na coleta de lixo ainda na época do Brasil Império, em homenagem a Pedro Aleixo Gari, um empresário francês contratado pela Corte Brasileira para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.  Com o tempo, os funcionários que trabalhavam para Pedro Aleixo passaram a ser conhecidos como a “turma do Gari” ou simplesmente, Garis.

Já o dia do Gari, 16 de maio, foi instituído pela Lei  nº 212, de 31/10/1962 decretada pela Assembléia Legislativa do estado da Guanabara. A decisão visava prestar reconhecimento à árdua, perigosa e difícil missão daqueles que integram o Departamento de Limpeza Urbana. O autor do projeto foi o Deputado Danilo Nunes e foi sancionado pelo governador Carlos Lacerda, sendo comemorada pela primeira vez em 1963.

Depois de um pouco de história, caro leitor é hora de lembrarmos que ontem 16 de maio foi celebrado o Dia do Gari. Embora seja uma categoria de extrema importância para toda a população e para a sociedade muitas vezes torna-se invisível aos olhos das pessoas ganhando até ares de discriminação. E você quantas vezes já direcionou um bom dia aquele que passa pelas ruas recolhendo nossos lixos, que são armazenados de forma errônea e causam acidentes, a exemplo de vidros que são jogados em saco comuns, sem o menor cuidado com esses profissionais. Quantas vezes você já varreu sua calçada, ou ao menos o meio fio da frente de sua casa?

É caro leitor, ajudar a manter a cidade limpa é dever de cada cidadão, mas infelizmente no nosso dia a dia isso acaba sendo feito somente pelos garis. Muita gente tem o pensamento equívoco de que eles têm a obrigação de recolher os lixos jogados nas ruas pela população, mas esquece que cada um tem o dever de recolher seu lixo e nas ruas jogá-los na lixeira, mas o que vemos é totalmente ao contrário, e essa falta de respeito com o meio ambiente,  acaba gerando uma sobrecarga de funções, impedindo que o serviço seja feito com a qualidade que necessita, acarretando assim vários problemas como os alagamentos e proliferação de zoonoses.

Estudos realizados com os garis apontam para importância do trabalho desses profissionais tanto para a saúde e bem estar da sociedade, como para as questões de saneamento básico de uma cidade e o seu embelezamento. Mas também sabemos, o quanto essa classe de trabalhadores é desvalorizada, realizando suas atividades de trabalho de uma forma árdua, sujeitos a todos os tipos de intempéries climáticas, com mínimas condições de trabalho, expostos constantemente aos mais variados tipos riscos e preconceitos. (SANTOS, 1999)

Apesar de passar muitas vezes despercebido pelas pessoas, esses profissionais trabalham duro todos os dias (tanto em período diurno, quanto noturno), seja debaixo de sol ou chuva, para garantir que a nossa cidade fique sempre limpa. 

Basta apenas um dia sem os seus serviços já é o necessário para gerar caos na cidade. Caso desse tipo já foi visto em nosso município. Diante disso, todos os cidadãos têm o dever de respeitar e colaborar com o trabalho deles. 

Ontem, dia 16 de maio, foi comemorado o dia desses trabalhadores.  Por esse importante e valioso trabalho cumprimentamos todos os profissionais que se incluem no grupo de centenas de pessoas que todos os dias saem de suas casas para exercer com dignidade sua profissão. Homenageamos a todos aqueles que fazem parte desta classe, que muitas vezes não é reconhecida, mas é responsável por inúmeros serviços em nossa cidade, responsáveis pela limpeza pública, coleta de lixo, entre outros. Parabéns pelo seu dia! Pela força do trabalho de homens e mulheres dignas que colaboram com a limpeza, doando seu conhecimento e força de trabalho. Nosso reconhecimento! Bom dia!




fonte:



anuncie JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Felicidades para você Felippe Michelis Santos, pela passagem do seu aniversário. Que possa ter muitos anos de vida abençoados e felizes, e que este novo ano seja  de harmonia, paz e desejos realizados. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias. Feliz Aniversário! Passeando em nossa Princesinha do Paraguai a médica veterinária Marcela Marques, que veio de Brasília visitar o maridão Leonardo Ribeiro e aproveitar a semana para rever os amigos curtindo as belezas da cidade. O casal já está em contagem regressiva para a mudança. Grande abraço e que logo possam estar juntinhos curtindo o amor que os uniu. Flores multicoloridas a aniversariante do dia Cristina Cappi Aguiar Rodrigues. Que essa data se repita por longos anos sendo sempre comemorada com saúde e amor, são os nossos desejos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados