Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Secretarias de Ação Social e Saúde realizam campanha de prevenção com os idosos do Centro de Convi
Data:30/04/2016 - Hora:08h42
Secretarias  de Ação Social e Saúde realizam campanha de prevenção com os  idosos do Centro de Convi
Arquivo

Nos últimos 10 anos, a incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis  e Aids na população com mais de 60 anos teve um aumento de 50 por cento, segundo o Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde. Esse número não chega a surpreender, uma vez que a chamada terceira idade possui hoje maior expectativa de vida e é mais ativa sexualmente do que a de décadas passadas. Porém, um dado chama a atenção: a maioria das pessoas idosas é diagnosticada com HIV/AIDS tardiamente, quando a doença já está instalada. “O diagnóstico da AIDS na população idosa é muitas vezes dificultado porque tanto o idoso quanto seus familiares e profissionais de saúde tendem a não cogitar a possibilidade de aids nessa faixa etária, por isso quanto mais informação e atenção básica de saúde são fundamentais nessa faixa etária” explica a Gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde, Vanderly Muniz.

Preocupada com essa situação, a Prefeitura de Cáceres, através de uma parceria entre as Secretarias de Ação Social e Saúde, desenvolvem diversas atividades preventivas com idosos do Centro de Convivência dos Idosos, mantido pela SMAS.

Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizada uma palestra para os integrantes do projeto do Serviço de Fortalecimento e Vínculo para a Pessoa Idosa. Com o tema Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS – Saúde e Prevenção: Cuidados e Prevenção do Idoso.

A Palestra foi ministrada pelo enfermeiro Dário José Ferreira e pela assistente social Bernadete  Vitorazzi.

Segundo a secretária de Ação Social, mesmo a sexualidade sendo um tabu para as pessoas, principalmente para as mais velhas, os idosos participam ativamente destas atividades e se interessam pelo tema. Ela adverte que o Programa Nacional de Doenças Sexualmente  Transmissíveis - DST e Aids recomenda a prevenção  ao idosos. “ E é isso que estamos fazendo, oportunizando a eles o máximo de informação. Isto é precaução”, reconhece Eliane.

A Prefeita em exercício Eliene Liberato Dias, disse que a prefeitura não mede esforços  para atender a clientela da  terceira  idade. Para Eliene, o convívio com estas pessoas é fantástico,  é algo muito gratificante. “Por isso nos preocupamos sempre em oferecer diversas ações, e a todo o momento temos buscado criar mecanismos onde as pessoas que vivenciam a melhor idade possam participar e melhorar sua qualidade de vida através de propostas que elevem a autoestima, a saúde, o relacionamento e o bem estar social’, enfatiza Eliene.

O Coordenador do Programa que atende os idosos, Luiz Bejarano, conta que com inúmeras propostas de socialização, a Secretaria Municipal de Ação Social, visa integrar a pessoa da terceira idade, na comunidade local e contribuir na imagem  cultural do envelhecimento.




fonte: Esdras Crepaldi/Ascom



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados